Criada em 2002, o Linkedin é a maior rede social profissional do mundo. Na plataforma é possível fazer conexões com parceiros e seguir empresas com interesses em comum, que podem influenciar na sua carreira. 

Com mais de 690 milhões de usuários em todo o mundo, no Linkedin é possível encontrar grandes gestores e empresários, assim como recrutadores, pesquisas de mercado e dicas de carreira. No entanto, ter um perfil atraente pode ser muito válido e um diferencial na hora de se candidatar a uma vaga.

Se você está iniciando no mundo do mercado de trabalho ou está tentando ser reinserido, elaboramos algumas dicas de como você pode turbinar o seu perfil e receber uma chuva de propostas. 

Antes de tudo, é importante criar (se você é novo na plataforma) ou atualizar o seu perfil. Nele é possível inserir uma foto boa, dados pessoais, profissionais e informações acadêmicas. Você pode adicionar um resumo sobre sua carreira, links para um site ou blog e anexar publicações externas.

1. Resumo

Como dito há pouco, no Linkedin você tem a opção de contar um pouco da sua história. Esse espaço é como uma mini biografia. Fale dos desafios, sonhos, projetos, tempo de experiência no seu ramo de atuação, quais serviços oferece, suas conquistas e ao final termine com seu e-mail para contato.

2. Título

O seu título precisa ser estratégico de acordo com as palavras-chave corretas usadas pelos recrutadores. Separe por barra cada palavra-chave de acordo com as funções que desempenha ou descrição do seu cargo. 

3. Personalize a URL

Personalizar o endereço da sua URL faz com que seu perfil apareça antes no Google, e isso faz você subir nas pesquisas.  Para configurar,  clique em Perfil no menu superior e escolha Editar Perfil. Em seguida, clique na figura da engrenagem, ao lado da URL que fica abaixo da sua imagem. No lado direito da página, sob suas configurações de perfil público, é onde a sua URL atual é listada. Clique em editar para personalizá-la. 

4. Evidencie suas publicações 

Publique textos, pois quando bem feitos, seus escritos podem se tornar conhecidos entre suas conexões e dê destaque a eles em seu perfil. A dica também vale para os arquivos que você compartilhou, assim eles vão aparecer no topo do seu perfil. 

5. Interesses

Neste quesito é importante você seguir as empresas que deseja trabalhar algum dia, influenciadores que admira, páginas que você segue, e outros interesses. 

6. Competências 

Estes itens agregam o seu perfil e o podem torná-lo mais atraente. Inclua suas competências, lembrando das palavras-chave, pode fazer com que seu perfil apareça nas buscas dos recrutadores. Você pode analisar vagas que tem interesse e observar quais competências são exigidas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *