Imagine a seguinte situação: Você chega ao seu local de trabalho, tem em mente o seu dia todo planejado, mas o tempo vai passando e vocÊ dá uma pausa para responder e-mails, dar aquela olhadinha nas redes sociais, pausa para tomar um café, colocar o papo em dia, e quando se dá conta, o expediente está chegando ao fim e você não fez metade das tarefas. Tenso né?!

No ambiente de trabalho, produtividade e eficiência são conceitos que andam juntos e precisam estar cada vez mais alinhados devido à importância que possuem na rotina diária. 

Para que essa junção seja bem sucedida é necessário otimizar o seu tempo durante o expediente de trabalho, evitando distrações e cumprindo dentro do prazo estabelecido, tudo aquilo que foi proposto. 

Se você faz parte do time daqueles que passam horas fazendo coisas supérfluas que tomam boa parte do seu tempo e esquece de priorizar o que realmente é importante, trouxemos algumas dicas para você resolver. 

1. Acorde mais cedo

Essa dica pode otimizar muito o seu tempo, porque quanto mais cedo acordar, mais chances de terminar o seu trabalho a tempo. Contudo, é necessário planejamento do que irá ser feito ao longo do dia. Nada de acordar cedo e se dedicar a outras coisas que comprometam seu rendimento. 

Trabalhe de imediato naquilo que é mais urgente, e ao longo do tempo foque nas outras tarefas. 

2. Saiba delegar tarefas (de forma eficiente)

Caso você coordene  uma equipe, delegue o que exatamente cada um deve fazer. Para isso, estabeleça prazos, crie um calendário para a entrega de cada tarefa, faça reuniões de planejamento com frequência, analise os resultados e veja se tudo correu bem. Nada de se sobrecarregar porque um integrante não cumpriu o que combinado hein?

3. Mantenha o foco

Pode até não parecer, mas cada olhada que damos nas redes sociais durante o expediente, se tornam horas ao fim do dia, que poderiam ter sido usadas para alguma tarefa produtiva. Se desconectar do que não é bom é necessário para otimização do tempo. Por isso, fique longe das redes sociais durante o expediente; se possível, desligue o celular e não esqueça de avisar aos mais próximos. 

4. Faça pausas programadas para otimizar o tempo

Fazer pausas não é sinônimo de procrastinação. Elas são necessárias para recarregar as energias e retomar o trabalho mais disposto.  E sem contar que podem otimizar o tempo, pois ajudam a evitar distrações em horários inapropriados. Aqui seria um bom horário para olhar as redes sociais, por exemplo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *