Há mais de um ano, a pandemia do novo coronavírus alterou nosso estilo de vida, com mais restrições e cuidados redobrados. No ambiente do trabalho também não foi diferente. Dentre as principais medidas tomadas pelas empresas, a adoção do home office foi uma das principais.
É um modelo de trabalho que traz muitos benefícios ao trabalhador, maior flexibilidade, mais autonomia, evita enfrentar longos congestionamentos e mais conforto. Mas o trabalho do “escritório em casa” exige algumas práticas, além de foco e disciplina para não perder a produtividade mesmo trabalhando de casa.
Listamos algumas ações que impedem você de ter um home office mais produtivo e que você deve evitar no dia a dia. Confira:
1. Não trabalhe da cama ou sofá
Você pode até pensar que são bons locais para trabalhar porque são confortáveis, mas o ideal é ter um espaço reservado somente para que você possa executar suas tarefas mais concentrado. Tente criar um ambiente parecido com o escritório, coloque uma cadeira confortável, uma mesa e equipamentos para facilitar a adaptação.
2. Não trabalhe de pijama
Mesmo que você tenha que ajustar seu horário, tenha liberdade de acordar um pouco mais tarde, mantenha a rotina que exercia como se ainda fosse para o escritório. Usar o pijama pode te dar a falsa sensação que está “mais livre”, e isso pode impactar na sua produtividade.
3. Falta de planejamento
Antes de mais nada, é necessário organização. Sem isso, você corre o risco ou de trabalhar pouco ou de exceder o horário. Crie uma lista de tarefas, organize-as pelas prioridades, veja qual sua programação diária, o que é mais urgente e execute. Alguns aplicativos te ajudam nesta missão.
4. Exceder os limites
Em casa, as distrações certamente são bem maiores e as chances de você parar por alguns minutos e comprometer toda sua produtividade são grandes. Por isso, estabeleça limites, foque na tarefa que está executando naquele momento e peça ajuda da família também. O limite também vale para o excesso de trabalho. Não é por que está em casa que você deve trabalhar mais.
5. Procrastinar
Não caia nessa de “vou parar só 5 minutinhos e já volto”. Esses minutos facilmente podem se transformar em horas e quando você se dá conta, já perdeu boa parte do dia. Avalie o que está te distraindo e causando a procrastinação para que seja corrigido. Dê importância aos prazos, e tente cumpri-los dentro do seu horário de trabalho
CONTINUE LENDO →