Sabemos que conseguir um emprego nos tempos atuais tem sido um desafio para muitas pessoas. O índice de demissões aumentou consideravelmente por conta da pandemia que obrigou muitas empresas a fecharem suas portas e consequentemente dispensarem seus funcionários.

O cenário também não é muito agradável para quem está em busca do primeiro emprego, e ainda não possui experiência. E muitas vezes aquela famosa frase: “como conseguir experiência se o estabelecimento não me dá a experiência?” começa a se fazer mais presente.

No entanto, algumas atitudes podem mudar essa situação. Saiba como.

1. Aposte em capacitações

Se ainda não tem experiência procure aperfeiçoar e adquirir novos conhecimentos. A atualização profissional é um dos requisitos para conseguir um emprego, já que os recrutadores irão perceber que você continua buscando melhorias. E nem precisa gastar rios de dinheiro, na internet existem diversas opções de cursos gratuitos.

2. Se ofereça para freelancer

Este é um ótimo primeiro passo para quem está iniciando a carreira no mercado de trabalho. Através dos freelas você desenvolve experiência e faz bons contatos, além de já ser remunerado pelo trabalho. Além disso, deixe tudo registrado no seu currículo.

3. Faça trabalho não remunerado

Eu sei, ninguém quer trabalhar e não receber por isso, ainda mais com o preço de alimentos, combustíveis e outras coisas. Mas a dica é temporária. Se ofereça para as empresas e desenvolva algum projeto ou trabalho por um determinado período. Vai que ao final surja uma contratação hein?!

4. Seja um voluntário

Se você não tem noção do quanto um trabalho voluntário pode valorizar o seu currículo, te informamos agora. Caso tenha tempo e disposição, vale a pena reservar um período da semana para desenvolver esse trabalho. Para os recrutadores, é muito bom verificar que o candidato busca contribuir para ajudar outras pessoas.

5. Invista nas redes sociais

Em tempos de isolamento, muitas pessoas mergulharam nas redes sociais como forma de hobby, lançamento de carreira ou à procura de emprego. Mantenha suas redes sociais atualizadas para ficar por dentro do mercado de trabalho da sua cidade. Além disso, você pode fazer networking e aumentar suas chances de contratação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *