Ainda que seja considerado comum por algumas mulheres sentirem dores após relações sexuais, isso não é normal. Muitas passam por essa situação, mas, infelizmente, não procuram ajuda. Isso porque, ainda existem diversos tabus que rondam os temas relacionados ao sexo – e, por este motivo, elas acabam não obtendo as informações necessárias e corretas em relação a isso.

Nome técnico para as dores durante a relação sexual, a dispareunia pode ocorrer por diversos motivos. Para identificar as causas, é necessário ficar atenta à intensidade da dor e também ao momento em que ela acontece – ou seja, se é no começo da penetração, quando atinge maior profundidade, ou após. Essas informações irão ajudar o médico no momento de fazer o diagnóstico, por exemplo.
 

Os sintomas da dispareunia costumam ser bem evidentes. No entanto, além de aparecerem na penetração, podem ser sentidas durante o orgasmo, via outros tipos de penetração e após as relações sexuais. Tais sinais estão relacionados com as prováveis causas da dor e, por este motivo, é necessário buscar um profissional especializado para analisar o caso e identificar o melhor tratamento. Falo isso porque é possível que a dispareunia esteja relacionada com a falta de lubrificação, doença ou infecção. Em contrapartida, é importante lembrar que o problema também pode estar relacionado ao emocional, ao parceiro, além da possibilidade de estar ligado ao estresse e à ansiedade.

Sabemos que toda relação sexual envolve algum tipo de emoção – e isso também influencia no que diz respeito à dor que a mulher sente. Além de transtornos mentais (como depressão e estresse), a preocupação com o corpo, o medo, a insegurança ou problemas com o parceiro podem diminuir a excitação e causar o desconforto. Neste sentido, mulheres que passaram por algum tipo de abuso sexual desenvolvem traumas que também são responsáveis por gerar um bloqueio e causar a dispareunia.

Por isso, é imprescindível que a mulher busque ajuda médica. Após a realização de exames, e por meio da análise do médico especializado, será possível indicar o que for melhor para o caso da paciente. Vale salientar que os tratamentos para a dispareunia vão depender da causa que está levando à dor. No entanto, algumas recomendações são o uso de lubrificantes durante o ato sexual, a utilização de remédios, em casos que envolvem doenças, ou até mesmo a cirurgia em situações mais sérias, como no caso da endometriose.

*Dr. Thiers Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *