A rotina das mulheres mudou muito nos últimos anos: a longa jornada de trabalho, a alimentação cada vez mais industrializada e a liberdade sexual fizeram com que as preocupações com a saúde íntima aumentassem – daí a importância de falar abertamente sobre o tema. A Dra. Carla Geni Staats, ginecologista, dá 6 dicas sobre a higiene na região íntima feminina. Confira!

1 – Prefira os sabonetes líquidos íntimos

Segundo a Dra. Carla, o pH da vulva é diferente dos demais órgãos humanos. “É um local úmido, que contém glândulas de suor e tem a pele e mucosa abafadas. Por isso, seu pH fica em torno de 4,5 a 6, o que pede um sabonete apropriado para a região”, diz ela.

Os sabonetes comuns são muito adstringentes, e podem causar irritações. A médica salienta que o sabonete em barra não deve ser utilizado de jeito nenhum, tem PH inadequado, e também porque carregam bactérias, fungos e vírus que podem ser compartilhados por várias pessoas. Sendo assim, prefira os sabonetes líquidos com pH ideal, entre 4,5 e 5.

2 – Jamais use sabonetes bactericidas

Eles podem matar as bactérias que fazem parte da flora vaginal e que agem naturalmente para manter a defesa e harmonia da vagina. A oleosidade e umidade naturais que as glândulas produzem, mantém equilibrada a acidez da região, assim como as bactérias, garantindo proteção natural contra infecções. Dra. Carla alerta ainda que a mulher nunca pode introduzir produtos de higiene na vagina, porque qualquer sabonete – apropriado ou não – pode causar alergia e remover as bactérias de defesa.

3 – Não lave a calcinha com sabão comum ou amaciantes

Muitas mulheres colocam a calcinha para lavar com esses produtos, o que não é indicado. “Eles têm perfume e podem deixar resíduos no forro da calcinha, com a possibilidade de irritação dos genitais”, afirma. Depois do banho, ela recomenda separar a calcinha, lavá-la no tanque com água corrente, esfregar com sabão neutro e pronto.

4 – Não use hidratantes na região vulvar

A utilização de hidratantes também é maléfica, pois deixar a região mais úmida. Perfumes genitais, hidratantes, lenços umedecidos – todos esses artifícios devem ser evitados. O mesmo para absorventes diários que mantêm a região quente e úmida, aumentando o risco de infecções.​ “O uso desses produtos pode até mesmo produzir odores desagradáveis”, diz a médica.

O mesmo sobre perfumes genitais e lenços umedecidos e absorventes diários: todos devem ser evitados.

5 – Use somente lubrificantes à base de água

A mulher deve preferir sempre aqueles à base de água; já os lenços umedecidos também não devem ser usados, porque eles possuem um percentual de álcool em sua composição e, assim, podendo remover a umidade natural. Segundo a Dra. Carla, tudo isso causa atrito, ocasionando machucados e facilitam a ação de bactérias causadoras de doenças.

6 – Limpe-se sempre de frente para trás após ir ao banheiro

Isso evita que micro-organismos da região anal se misturem à flora vaginal. Outra dica é sobre os papéis higiênicos: prefira os neutros, sem cheiros artificiais, pois esses podem causar alergias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *