Ter uma mastigação correta e dentes alinhados vai muito além da estética. Ele é responsável pelo sistema gástrico, ajuda na absorção de nutrientes e a fazer uma boa digestão. Uma mordida inadequada nem sempre é tão aparente, mas apresenta muitos sinais, de acordo com a cirurgiã-geral Claudia Consalter. Conheça os cinco principais sinais:

Comer rápido

Uma das características mais comuns é comer muito rápido, ao ponto de não saborear o alimento. Para garantir que sejam completamente triturados antes de serem engolidos, mastigar devagar é essencial nesse processo. Quem costuma acabar a refeição primeiro que todo mundo e não dedica um tempo adequado para esse momento, tem grandes chances de ter dentes desalinhados.

Estalos durante as refeições

Ouvir estalos ou ruídos na mandíbula durante a ingestão de alimentos é outro ponto de atenção. Essa condição pode indicar problemas na articulação temporomandibular (ATM). Em caso de sentir ou ouvir estalos frequentes, é aconselhável procurar a orientação de um profissional de ortodontia.

Engasgos com frequência 

Engasgos frequentes durante as refeições pode ser um sinal de que a comida não está sendo processada de forma adequada. Uma mordida eficiente ajuda a quebrar os alimentos em pedaços menores, facilitando a passagem pelo sistema digestivo. Logo, se os engasgos forem comuns no dia a dia, é hora de fazer uma avaliação.

Problemas de gastroenterite 

Azia, refluxo e dores abdominais podem estar ligados a uma mastigação errada. Muitas pessoas acreditam que esses sintomas têm relação apenas com o estômago, mas em grande parte dos casos, eles aparecem em decorrência dessa mordida errada. Quando os alimentos não são devidamente triturados na boca, o estômago acaba tendo dificuldade em processá-los, levando a desconfortos.

Problemas na respiração

Dificuldades de respiração ao comer é outro sintoma. Nesse sentido, problemas na mastigação podem resultar em dificuldades respiratórias, especialmente durante as refeições. Isso pode estar relacionado à posição da mandíbula e à abertura adequada da boca ao consumir os alimentos.

Ganho de peso

O ganho de peso também é outra consequência, já que mastigar de forma inadequada influencia os hábitos alimentares. Além disso, comer rápido demais pode levar a uma sensação de fome persistente, causando o  aumento na ingestão calórica e, eventualmente, quilos a mais na balança.

Como resolver o problema?

Identificar é o primeiro passo para corrigir e prevenir consequências mais sérias. Dentre as estratégias que ajudam a aprimorar o modo como você mastiga, estão: 

-Ter consciência do processo para mudar de hábito;

-Buscar por orientação profissional especializado, como um dentista de sua confiança;

-Fazer tratamentos ortodônticos;

-Manter hábitos alimentares saudáveis;

-Prestar mais atenção na mastigação e saborear a comida sem pressa.

Ao prestar atenção à sua técnica de mastigação e buscar orientação profissional quando necessário, é possível garantir uma digestão eficiente e a absorção adequada de nutrientes, promovendo, assim, sua saúde como um todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *