Você se lembra da canja da vovó? Muito utilizada para trazer conforto em dias de indisposição, a fábula é verdadeira. Há diversas comprovações científicas e uma série de estudos que mostram a eficácia de nutrientes presentes em caldos como esses, especialmente aqueles preparados a partir da cocção de ossos de animais. Foi assim que surgiu o caldo de ossos. 

A bebida é milenar. Na Grécia Antiga, Hipócrates, o fundador da medicina moderna, já recomendava essa ‘mistura’, que historicamente era conhecida como uma forma vital de ingerir proteínas e nutrientes necessários para o corpo humano. A verdade é que o caldo de ossos é capaz de restaurar e selar as paredes do intestino, por conta dos aminoácidos presentes em sua composição, os quais formam as proteínas que ajudam a reconstruir as células intestinais.

Mas por que o intestino precisa ser reconstruído? “Aquele cansaço inexplicável que você sente, a má digestão, ganho de peso, a queda de cabelo, são alguns sintomas de inflamação do intestino. Muita gente não sabe disso. O caldo de ossos melhora a saúde da microbiota intestinal, e quando você equilibra a microbiota intestinal os benefícios se espalham por todo o corpo”, explica a nutricionista integrativa Bianca Bonete, especialista em modulação intestinal e autora do livro A Revolucionária Dieta do Caldo de Ossos.

As paredes do intestino são responsáveis por absorver os nutrientes dos alimentos e eliminar o que não serve para o nosso corpo. Quando o intestino está inflamado, as células absorvem mais do que os bons nutrientes, elas também assimilam todo o lixo metabólico e as toxinas. “Os aminoácidos presentes no caldo de ossos são como ‘tijolinhos’ que ajudam a reconstruir as paredes de um intestino inflamado para que ele volte a absorver somente os nutrientes úteis. Com as paredes regeneradas, voltamos a absorver os bons nutrientes e a partir daí tudo funciona melhor, não apenas o intestino, mas a pele fica mais bonita, o cabelo mais forte, a saúde cardiovascular, a circulação”, comenta Bianca.

O Caldo de Ossos também auxilia no processo de emagrecimento quando utilizado seguindo um protocolo de 21 dias consecutivos, que é o tempo estimado para a renovação celular do corpo humano. 

A nutricionista reforça que o alimento pode ser consumido por qualquer pessoa, não há contraindicações, mas deve-se atentar para o tempo de cozimento. O caldo deve ser feito a partir da cocção de ossos bovinos ou suínos, por pelo menos 4 horas, sem deixar ferver. Há opções de caldos de ossos prontos, congelados ou em pó. “A grande vantagem dos caldos de ossos prontos, além da economia de tempo, é a padronização, pois você terá a certeza de encontrar em cada sachê a quantidade correta de proteínas para a sua dieta”, reforça.

Nutritivo, o caldo de ossos é uma bebida de baixa caloria, quase zero carboidrato, com alto teor de proteínas, colágeno e muito utilizado por quem faz jejum intermitente, dieta cetogênica, low carb e paleolítica. Pode ser utilizado no preparo de alimentos ou em substituição a refeições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *