Muitas das atividades que as pessoas realizam diariamente envolvem a execução de movimentos contínuos e repetitivos com as mãos e punhos, sejam elas tarefas domésticas ou de trabalho, como uso do celular ou computador, ou até mesmo praticar esportes. No entanto, o mau posicionamento do punho e o uso de força excessiva em algumas dessas ações podem causar inflamação e deterioração dos nervos sensitivos e motores localizados ao nível do punho, causando danos ou alterações em suas funções.

Esse tipo de compressão é conhecida como síndrome do túnel do carpo (STC), a neuropatia por encarceramento de nervo mais comum, estimando-se que afete até 5% da população mundial. Sabe-se também que entre 50% e 90% dos casos de STC estão ligados às atividades laborais e ao esforço que elas implicam em função do trabalho físico(4). Segundo o doutor André Tsai, Presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA) e Presidente do Comitê de Dor da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT-ABDOR), “as pessoas com esta condição chegam a sentir formigamento, cãibras, dormência e até mesmo dor na região afetada, a qual geralmente é a mão dominante, mas pode se estender até o ombro. Tudo isso impacta na qualidade de vida, nas funções físicas e atividades cotidianas das pessoas”.

Além disso, essa síndrome pode originar outras complicações que agravam a situação do paciente, como a dor neuropática localizada (DNL), um tipo de dor cuja principal característica é desenvolver-se em áreas consistentes e limitadas a uma superfície menor que uma folha de papel tamanho carta. Estima-se que a DNL afete 60% dos pacientes de dor neuropática, sendo esta a que tem maior probabilidade de causar incapacidade, pois tende a se tornar crônica.

“Em estágios avançados, quando as compressões nervosas são muito severas ou prolongadas, podem ser gerados danos irreparáveis, gerando atrofias, fraqueza muscular e até perda de sensibilidade, limitando significativamente o desenvolvimento da vida profissional e pessoal das pessoas”, alerta Tsai.

O especialista destaca ainda que um tratamento integral e gradual é importante para evitar que a dor se torne crônica.

“O primeiro passo no tratamento dessa síndrome é evitar os fatores de risco que causam a STC, como má postura na região das mãos e punhos. Isso é acompanhado pelo manejo farmacológico da dor neuropática, que pode ser sistêmica ou pela aplicação de drogas localizadas na área afetada, e também tratamentos como a fisioterapia e acupuntura, que também ajudam a atenuar os sintomas da STC”, conclui o doutor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *