O Ano Novo começa e a tradição de listar metas não pode faltar. Entre as principais promessas estão a perda de peso, seguida do juramento de praticar mais atividade física, se estressar menos, comer melhor, parar de beber ou de fumar.

O que elas têm em comum? A maioria está ligada a cuidados com a saúde, sendo o bem-estar físico e emocional prioridades para os promesseiros de fim de ano. Mas você sabe por onde começar?

Pesquisas apontam que atrás apenas de acidentes e agressões físicas, as principais causas de mortes entre homens são doenças cardiovasculares, tumores malignos, doenças do aparelho digestivo e doenças respiratórias.

Nas mulheres, as doenças que mais causam problemas de saúde são as cardiovasculares, cânceres de mama, de colo do útero, de intestino, cólon e reto, seguidos de osteoporose.

Em ambos, as doenças são evitáveis e estão ligadas aos maus hábitos e à falta de exames preventivos. O clínico Geral, Djúnior Mota, orienta que é fundamental incluir o check-up da saúde nas metas de Ano Novo.

“Quando diagnosticadas precocemente nessas avaliações de rotina, são doenças que podem ser evitadas ou tratadas. Se você almeja uma vida com mais qualidade em 2023, procure um médico para uma consulta inicial, faça os exames que eles indicarem e, se for detectado algo, você será encaminhado para um especialista para um atendimento mais detalhado”.

O médico explica quais os exames de rotina mais comuns solicitados durante um check-up.

  • Exames de sangue: são importantes na detecção de doenças como diabetes, alteração do colesterol e infecções;
  • Exames de urina: ajudam a identificar se há infecções urinárias, doenças renais e doenças sistêmicas (que afetam todo o corpo);
  • Exames de fezes: investigam problemas no sistema digestivo, infecções e intolerâncias alimentares;
  • Eletrocardiograma: ajuda a detectar ou acompanhar irregularidades no ritmo cardíaco (arritmia), defeitos cardíacos, problemas com as válvulas do coração, artérias bloqueadas etc.;
  • Exames de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis): permitem identificar doenças como HIV/Aids, Sífilis, Herpes, HPV, entre outras. 

“Esses são alguns dos mais importantes. No caso da mulher, é fundamental fazer, também, mamografia e Papanicolau, exames que ajudam na identificação dos cânceres de mama, o mais incidente, e de colo do útero, o terceiro mais incidente”, detalha. O médico acrescenta que “o homem não pode deixar de fazer o de toque retal ou antígeno prostático específico (PSA), indicados para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, pois é o tumor que mais mata homens”.

O médico alerta que não existe idade certa para início de um check-up e que ele precisa ser contínuo.

“Até jovens que aparentam estarem saudáveis precisam acompanhar a sua saúde para evitar doenças silenciosas. É importante estar atento aos fatores de risco, que incluem histórico familiar de doenças graves, sedentarismo, tabagismo e consumo de álcool. Faça o check-up anualmente. Sua saúde é o que mais importa”, conclui o médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *