Seja para uma melhor qualidade de vida ou por vaidade, as cirurgias eletivas estão voltando após um período de adiamento durante a pandemia, o que torna importante observar alguns cuidados. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de cirurgias plásticas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Segundo a cirurgiã plástica Susy Vieira, “uma cirurgia plástica segura começa no pré-operatório”. A especialista fala ainda que, o primeiro passo é “pesquisar” o profissional escolhido. “Peça indicações, procure referências. Verifique se ele possui título de especialista nos sites da SBCP e Cremesp”, orienta.

Para ajudar nesse processo, Suzy Vieira fala um pouco mais sobre os cuidados para uma cirurgia plástica bem-sucedida:

Foto: Divulgação Freepik

Não esconda nada do cirurgião

Está com algum problema de saúde, como virose, gripe ou conjuntivite? Relate ao profissional. Qualquer alteração na saúde pode interferir no sucesso do procedimento ou do pós-operatório. O mesmo vale para os medicamentos. Um fitoterápico, como o Ginkgo Biloba, pode levar a um maior sangramento durante a cirurgia, por exemplo.

Faça todos os exames pré-operatórios

Estar em boas condições clinicas é essencial para o sucesso do procedimento. Como a cirurgia plástica não é uma “urgência”, pode-se escolher o melhor momento para a operação, ou seja, aquele em que o paciente não apresenta nenhuma alteração de saúde. Vale lembrar que diabéticos e cardíacos precisam de liberação de seus médicos para realizar o procedimento.

Entenda todos os detalhes do procedimento

Não tenha vergonha de perguntar nada! Informe-se sobre todos os detalhes sobre o antes, o durante e o após da cirurgia, bem como sobre as possíveis complicações. Isso ajuda a criar um elo de confiança entre paciente e cirurgião (e equipe), trazendo segurança ao procedimento. 

Converse sobre o tipo de anestesia

Outro fator que gera muita dúvida é o tipo de anestesia que será utilizada na cirurgia. Pequenos procedimentos, feitos em consultório (quando este é preparado para) podem utilizar anestesia local. Outros, feitos em centro cirúrgico, necessitarão de anestesia geral.

Tenha uma dieta equilibrada

Não é porque realizará uma lipoaspiração, por exemplo, que pode sair “comendo como se não houvesse amanhã”. Investir em uma dieta restritiva também não colaborará em nada com o resultado final do procedimento. Muito pelo contrário. Lembre-se que o organismo necessita de nutrientes e proteínas para uma boa regeneração celular e cicatrização.

Mantenha a calma no dia da cirurgia

Apesar de normal, ficar muito ansiosa antes do procedimento pode fazer com que parâmetros, como a pressão arterial, fiquem alterados. Mesmo assim, não se automedique antes da cirurgia. Calmantes, mesmo que fitoterápicos, podem se misturar ao anestésico, influenciando sua eficácia e comprometendo a operação.

Chegue com antecedência ao hospital

Há toda uma preparação antes de o paciente ir para o centro cirúrgico. Chegar com antecedência garante ao cirurgião “tempo extra” para realizar todas as aferições e marcações necessárias, mostrar algum detalhe e ainda sanar as últimas dúvidas.

Siga todas as recomendações do pós-operatório

Grande parte do sucesso de uma cirurgia também está nos comportamentos pós-operatórios. Para garantir a inexistência de intercorrências, siga rigorosamente as recomendações quanto ao repouso, uso de cinta, não exposição ao sol e compareça a todas as consultas agendadas pelo especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *