O septo nasal é a parede que fica no meio do nariz, separando o lado direito do lado esquerdo. É uma estrutura composta por uma cartilagem na frente e uma parte óssea fina atrás. Quando o paciente possui desvio do septo nasal, ela apresenta uma tortuosidade nessa estrutura, que pode ser na cartilagem, no osso ou pode ser mista, como acontece na maioria das vezes.

O desvio do septo nasal, é algo extremamente comum e não precisa, necessariamente, de uma correção. A cirurgia é indicada apenas quando o paciente precisa de uma melhora na respiração ou quando apresenta sinais de que a respiração nasal está comprometida por algum tipo de obstrução. Por exemplo, o paciente que tem muita rinite ou ronca muito, respira pela boca, tem a garganta ressecada ou se cansa facilmente ao desempenhar alguma atividade física, é indicado a realizar a obstrução nasal.

Segundo o Dr. Mario Dossi, médico otorrinolaringologista, especialista em Rinoplastia, “em um adulto a obstrução nasal por desvio do septo é muito comum, mas nas crianças nem tanto. Nos pequenos, o diagnóstico pode ser hipertrofia da adenoide, conhecida popularmente como carne esponjosa, ou rinite alérgica em casos crônicos de obstrução nasal”.

Cirurgia

Normalmente a cirurgia de septoplastia demora em torno de 40 a 60 minutos e, na maioria das vezes se corrige o septo do nariz, ou seja, a parede central do nariz. Também é retirado um pedaço da estrutura lateral do nariz, chamado concha ou cornetos inferiores.

Às vezes é necessário fazer a correção da válvula do nariz, que é uma região que fica na parte anterior do órgão, onde se tem as cartilagens laterais que ajudam a compor essa válvula, e então realiza-se então a septoplastia associada a turbinectomia. Alguns pacientes tem uma obstrução nasal, mas em alguns casos, o problema dele pode ser outro, além do septo.

“Por isso, em uma cirurgia, nós fazemos uma avaliação no interior do nariz para verificar toda a anatomia e observar os fatores que estão envolvidos nessa obstrução. Diversos testes são realizados para analisar todo o funcionamento. A cirurgia é relativamente rápida e dependendo do horário, o paciente pode ter alta no mesmo dia, após a recoemndação do uso de anti-inflamatório e analgésico, e também lavando o nariz com soro fisiológico. Em alguns dias o paciente já terá uma melhora bem significativa na respiração. Para as atividades habituais, o paciente deve retornar entre 10 a 14 dias”, completa o Dr. Mario Dossi.

Normalmente não é uma cirurgia dolorosa. Atualmente, realiza-se a cirurgia vídeo-assistida, e os médicos já não fazem mais uso do tampão, motivo de queixas e incômodos no pós-operatório. Depois de realizada a cirurgia, decorrendo o tempo necessário para a recuperação completa, o paciente já poderá notar também uma melhora no olfato e no paladar. O sono passa a ter mais qualidade e sem interrupções e as crises de sinusite e rinite são reduzidas.

Além destes benefícios, respirando normalmente, o paciente terá mais fôlego, melhorando assim o desempenho esportivo e a prática de atividades físicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *