A dor no couro cabeludo tem se tornado uma queixa frequente nos consultórios médicos. O quadro de dor nessa região do corpo é causado pela Tricodinia. De acordo o médico e tricologista Dr Ademir Leite Junior, baseado em estudos médicos sobre o tema, há a possibilidade de dosagens sanguíneas de zinco, folato, vitamina B12 e aspectos psicológicos estarem envolvidos no processo de aparecimento da dor no couro cabeludo. Os estudos mostram ainda que os pacientes referidos nos estudos apresentavam queda capilar telógena e difusa. 

Ainda segundo o tricologista, um dos artigos apontava a relação da ansiedade e a tricodinia, tendo como resultado que a doença pode ser desencadeada por meio da depressão e outros transtornos. O especialista cita ainda que de acordo com os dados, boa parte das vezes a tricodinia com suas variações sintomatológicas, como dor, formigamentos, sensibilidade ou desconforto no couro cabeludo, não manifestam motivos identificáveis à inspeção da área onde o referido quadro acontece.

“Ou seja, nem sempre encontraremos pacientes com queixa de dor no couro cabeludo apresentando alguma lesão no mesmo. Por conta disso, acredita-se que fatores psicoemocionais possam estar envolvidos no quadro”, complementa o especialista.

Segundo suas avaliações práticas, o Dr Ademir ressalta que não apenas é possível perceber que pode haver um componente psicoemocional vinculado à tricodinia, como também a dor no couro cabeludo piora ou fica mais resistente ao tratamento quando os pacientes estão em estado de ansiedade, depressão ou outros comportamentos psiquiátricos se agravam.

Causas

Dentre as principais causas, o médico fala que os episódios de dor no couro cabeludo podem ter motivações que em pouco tempo são resolvidas por não serem exatamente tricodinia, como:

  • O uso de capacete, boné, chapéus ou qualquer tipo de elástico ou presilha para prender os cabelos. “O simples fato de comprimir algumas áreas do couro cabeludo ou tracionar os cabelos de uma determinada região acaba sendo suficiente para promover uma sensação leve de incômodo”;
  • Aqueles que apresentam cabelos finos, ralos ou que são calvos podem desenvolver dor no couro cabeludo quando se expõem ao sol por conta das queimaduras causadas pelas radiações ultravioletas. “Para estes casos a prevenção com o uso de filtros solares ou bonés ajuda muito a evitar que esta situação se instaure”;
  • O excesso de oleosidade pode deixar o couro cabeludo mais sensível. Isto porque facilita o aparecimento do problema conhecido como dermatite seborréica que pode levar a este quadro.
  • É comum percebermos que pessoas que utilizam química capilar e que facilitam o contato destes produtos com o couro cabeludo, deixando-o mais sensível. “A irritação provocada por estes tipos de produtos pode causar desde um simples processo inflamatório até queimaduras. Estes problemas com qualquer grau de severidade podem ser importantes causadores de desconforto”.

Tratamento

O médico tricologista explica que o tratamento é longo e exige muito cuidado e atenção por parte do profissional. 

“Em muitos casos, a colaboração interdisciplinar entre o médico responsável pelos cuidados com a pele e o couro cabeludo, o psiquiatra e o psicólogo faz-se necessária. A tricodinia é uma manifestação frequente nos pacientes com queda capilar, por exemplo, isso já demonstra a importância de ter o apoio profissional para que seja resolvido”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *