Responsável por produzir e excretar os hormônios T3 e T4, a tireoide garante o funcionamento de diversas funções do nosso organismo. Mas, apesar de ser extremamente importante, geralmente está glândula só é lembrada quando o corpo dá sinais de que ela não está bem. Alterações de função da glândula tireoidiana podem gerar reações que devem ser observadas com atenção, já que os hormônios citados devem ser produzidos na medida certa para que nosso corpo se mantenha em perfeito equilíbrio. Nem falta e nem excesso!!!

Quando os hormônios são produzidos e liberados em excesso, ocorre o chamado hipertireoidismo – também conhecido como tireotoxicose. Já quando a glândula está meio “preguiçosa” e não produz os hormônios na quantidade suficiente, causa o hipotiroidismo, explica a endocrinologista da Santa Casa, Dra. Rosália Padovani. Para identificarmos se a tireoide está em equilíbrio ou em desequilíbrio listamos 12 sinais. Confira.

  1. Ai, que raiva!

Irritabilidade, nervosismo, falta de paciência, insônia e até mesmo crise de ansiedade podem ser sinais de que sua tireoide anda meio “estressada”.

  1. Bate, coração…

Taquicardia e a sensação de que o coração está palpitando além do normal também é um alerta.

  1. Pico de pressão

Caso apresente alguma alteração na pressão arterial, é necessário investigar. Hipertensão é um dos sintomas e a causa pode ser o hipertireoidismo.

  1. Transpiração…

O suor excessivo também indica que sua tireoide pode estar descompensada. Sentir frio em temperaturas altas ou ondas de calor em temperaturas baixas são sintomas que também requerem investigação.

  1. Ai! Que cansaço.

Fadiga, cãibras e dores musculares com episódios de formigamentos merecem atenção.

  1. Que tristeza…

Falta de vontade de fazer qualquer coisa, melancolia e crises de choro repentinas são sinais que não devem ser ignorados.

  1. Direto no olhar!

Olhos “esbugalhados” ou olhar parado e assustado pode indicar hipertiroidismo – excesso dos hormônios T3 e T4. Por outro lado, os olhos inchados podem ser consequências do hipotireoidismo.

  1. De olho no colesterol e triglicérides.

Elevação do colesterol total e do LDL (conhecido como colesterol ruim), são importantes para o diagnóstico.

  1. Em guerra com a balança…

Perder peso de forma rápida e sem dieta ou dificuldade para perder peso e inchaço, são alertas que podem indicar que a tireoide está desequilibrada.

  1. Ih! Esqueci…

Além da falta de memória, dificuldade de concentração e raciocínio lento são sintomas comuns.

  1. Na pele e no cabelo

Queda de cabelo, pela fria, ressecada ou áspera não são somente questões estéticas, mas também de saúde.

  1. Bócio alterado

A glândula da tireoide fica localizada na região anterior ao pescoço. Fique atenta ao aumento de volume nesta região.


Dra. Rosália Padovani é doutora em Endocrinologia e Metabologia pela UNIFESP. Atualmente, é médica assistente da disciplina de endocrinologia e metabologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCM-SP), onde atua na área de câncer de tireoide, desenvolvendo pesquisas com ênfase no diagnóstico, tratamento e seguimento dos pacientes com essa neoplasia. Site: www.rosaliapadovani.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *