No período da Semana Santa, por motivos religiosos, as pessoas têm a preferência em comer peixes ao invés das carnes vermelhas. Nesse sentido, nessa época do ano, a busca pelos peixes aumenta bastante no comércio. Porém, nem todos sabem dos reais benefícios que esse alimento traz para a saúde. Meydson Souza, nutricionista, explica quais são as vantagens do consumo do peixe.
 

“Por conter proteína de alto valor biológico, os peixes constituem fontes de aminoácidos essenciais, assim como retinol, ferro, zinco, vitamina D, vitamina E, cálcio, iodo, selênio e elevadas quantidades de ômega 3. O peixe também pode prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, fortalecer os ossos e dentes e melhorar a memória.”
 

Entre os tipos de peixes, existem os classificados como gordos e magros. Fazem parte do primeiro grupo: atum, salmão, sardinha, arenque e cavala. Em relação aos magros, há bacalhau, linguado, corvina, pescada, merluza e robalo. Todos podem ser consumidos, não trazendo prejuízos a saúde. “Eles atuam como anti-inflamatórios potentes, podendo reduzir o surgimento da aterosclerose e evitar complicações cardíacas, como o infarto. Por isso, o indicado é comer pescado, pelo menos, três vezes na semana, pois é uma maneira de fortalecer o sistema imunológico”, indica o nutricionista.
 

Uma outra opção é o sushi. Para evitar complicações, ele precisa ser consumido em temperatura ideal e armazenado de forma correta. Caso contrário, a proteína perde seu valor nutricional, além de acumular microorganismos nocivos à saúde. É muito comum encontrarmos nos sushis o atum, o salmão e o arenque, dentre outros frutos do mar.
 

No momento de consumir o peixe, adicione legumes e verduras, aumentando o valor nutricional da sua refeição. Alguns vegetais que podem ser utilizados na preparação dos pescados são brócolis, couve-flor, abóbora e abobrinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *