No momento de compras, ao olhar as gôndolas, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a diferença entre os tipos de farinhas de trigo disponíveis. Se identificou? Então confira as dicas e garanta o sucesso da sua receita!

A farinha de trigo tem origem a partir da moagem do grão do trigo. Um dos pontos que a diferencia das outras farinhas é o fato de ser a única a possuir uma grande capacidade de produzir glúten, uma proteína que dá força e elasticidade à massa e influencia na textura de pães e bolos. 

No mercado encontramos três tipos de farinhas: as refinadas brancas Tipo 1; Tipo 2, também chamadas de especiais e as integrais. Todos esses tipos são destinados à fabricação industrial, artesanal e doméstica das mais variadas receitas, como pães, biscoitos, massas, entre outros. 

Além da farinha e do farelo, os moinhos disponibilizam a fibra, o gérmen e os flocos de trigo. O grão inteiro e o triguilho – grão triturado, usado no preparo de quibes e saladas, por exemplo – também são encontrados com facilidade.

Farinha de trigo Tipo 1

A farinha Tipo 1, mais comum e conhecida, é produzida a partir da moagem do miolo do grão com um mínimo de farelo da casca e contém principalmente carboidratos (amido) e proteínas (glúten). É indicada para preparar: pães, confeitaria em geral, massas (comuns e folhadas).
Ela é uma excelente fonte de carboidrato, vitaminas do complexo B, zinco e potássio, sendo uma importante fonte de energia e vitalidade ao sistema nervoso central, fortalecendo o sistema imunológico e auxiliando na hidratação dos tecidos do corpo.

Farinha de trigo Tipo 2

Esse tipo é extraído da parte mais externa do grão (próxima da casca) e apresenta uma coloração mais escura e amarelada.
É indicada para preparar: biscoitos com ou sem recheio e cookies.

Farinha de trigo integral

Já a farinha integral é produzida a partir da moagem completa do grão, por isso tem alta quantidade de fibras, o que promove maior absorção de água – daí a necessidade de aumentar cerca de 30% a quantidade do líquido nas receitas que têm essa farinha como base.
É indicada para preparar: massas mais consistentes, como pão integral e de centeio, bolos de frutas e cereais.

Farinha de trigo orgânica

A farinha de trigo orgânica vem ganhando espaço no mercado brasileiro com um crescimento de 63% somente em 2021. E não é para menos: com um sistema de produção que segue critérios rigorosos, incluindo a não utilização de produtos químicos, essa é uma das opções mais recomendadas para quem prioriza a saudabilidade e opta por alimentos ricos em nutrientes.
É indicada para preparar: bolos, pães e massas em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *