De tempos em tempos aparecem novos tipos de dietas, com alimentos, cronogramas e formas diferentes que prometem uma redução no peso e a perda dos terríveis quilinhos a mais. Contudo, nem todas as dietas funcionam da mesma forma para todos. 

O metabolismo varia de pessoa para pessoa, e cada uma vai reagir a uma determinada dieta de um modo diferente. E o organismo pode responder melhor ou pior quando submetido a um novo plano alimentar.  

O desejo de levar um estilo mais saudável e perder peso em tempo recorde, faz com que muitas pessoas se arrisquem em todos os tipos de dietas que surgem, sem a devida preocupação de passar antes de mais nada em uma consulta com um especialista da área, e só depois de uma avaliação clínica, dar início a algum procedimento. 

O cenário das dietas se modifica com frequência e já acumula diversos tipos diferentes nessas listas. Listamos 4 das dietas mais famosas do momento. 

1. Dukan

É considerada uma dieta mais radical. Bastante conhecida, essa dieta consiste na redução do consumo de carboidratos e na grande ingestão de proteínas. Divide-se em quatro fases

  • primeiramente, o participante consome apenas proteínas;
  • em seguida, são liberados legumes e verduras;
  • logo, é possível voltar a ingerir frutas, mas em porções controladas;
  • E depois é indicada a atividade física.

Doces e carboidratos, obviamente, não são liberados em nenhum momento. Dukan é muito utilizada por aquelas pessoas que querem perder peso rapidamente. Quando realizada de forma correta, pode promover a reeducação alimentar.

2. Dieta mediterrânea

Esse quadro alimentar, originária de regiões próximas do mar como a Itália, França, Grécia, Espanha, Tunísia, Marrocos e Turquia, ganhou uma versão para o cardápio do Brasil e consiste no consumo de alimentos similares aos originais. A dieta mediterrânea tem benefícios para a saúde cardiovascular pela boa ingestão de gorduras “do bem”, no entanto, conta com alimentos calóricos e também óleos que, se ingeridos em grandes quantidades, podem causar o ganho de peso. 

A dieta tem como base: 

  • legumes e verduras crus ou com o menor tempo de cozimento;
  • frutas;
  • azeite de oliva de boa qualidade;
  • grãos integrais;
  • oleaginosas;
  • proteínas magras, como peixes.

3. Atkins

Criada pelo cardiologista Robert Atkins, também é uma das queridinhas quando o assunto é emagrecimento rápido. O plano alimentar da dieta é bem similar às demais e consiste em reduzir os carboidratos e aumentar o consumo de alimentos gordurosos e proteínas. Atkins é bem polêmica, pois é baseada no princípio de que a menor quantidade de glicose no organismo levaria a buscar por outra fonte de energia, ou seja, a gordura. 

A dieta é dividida em fases, em que começa com uma quantidade mínima de carboidratos,  que vai aumentando de forma progressiva, inclusão de grupos alimentares, auxílio no atraso de absorção de gordura pelo organismo, até chegar no peso almejado. A lógica é que, sem tais carboidratos, o corpo vai começar a consumir a gordura armazenada, diminuindo o peso. Frangos, carnes e ovos são alimentos liberados. Nada de batatas, pães brancos, arroz e açúcar.

4. South Beach 

Tão restritiva quanto às dietas Dukan ou a Atkins, South Beach foi criada em 2003. Contudo, o seu diferencial é que permite uma ingestão maior de carboidratos complexos do que as outras duas. A dieta fornece energia e ajuda no controle da saciedade 

Essa dieta é constituída de três fases:

Fase 1: Essa etapa dura 2 semanas e grande parte do carboidrato é retirado da alimentação. É permitido o consumo de cortes magros de carnes bovina e suína, aves sem pele, peixes, frutos do mar, ovos, leites e derivados desnatados, saladas, legumes, feijões e óleos vegetais.

Fase 2: Nesse estágio, alguns tipos de carboidratos, assim como frutas, são reintroduzidos na dieta. 

Fase 3: Esta é a etapa mais tranquila e visa manter os hábitos alimentares das fases anteriores Uma vez ou outra você poderá exagerar e compensar em seguida. Caso tenha aumento do peso, basta retornar à primeira fase por 1 ou 2 semanas, para voltar ao peso normal.

1 Comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *