Para quem segue todas as recomendações, o resultado de fato impressiona! O jejum intermitente vem ganhando diversos adeptos, pela mudança repentina (em alguns casos) e também pelos benefícios. 

No entanto, mesmo sendo um assunto de grande interesse também gera muitas dúvidas especialmente naqueles que querem iniciar esse novo modo de se alimentar. 

Antes de responder a esses questionamentos e outras dúvidas, precisamos entender o que é jejum intermitente. Este é um programa de emagrecimento que consiste em intercalar os períodos em que consome alimentos com os períodos em que está fazendo o jejum. 

O objetivo principal é que nesse tipo de dieta, o corpo utilize os próprios estoques de gordura e consequentemente haja uma maior perda de massa gorda. No entanto, é importante ressaltar que o jejum intermitente não é uma dieta adequada para todas as pessoas. O jejum intermitente é contraindicado para gestantes, pessoas com distúrbio alimentar, que sofrem com estresse crônico e para quem está iniciando dietas e exercícios, por exemplo. 

Como fazer? 

Existem alguns protocolos a serem seguidos na hora de fazer o jejum intermitente: 

– Jejum de 14 a 16 horas e período de alimentação de 8 a 10 horas; – Jejum de 24h em 2 dias da semana e 5 dias para consumo de alimentação normal; 

– Jejum de 24 horas entre uma e duas vezes na semana; 

– Dias de alimentação alternados com os dias de jejum, em que recomenda-se que as mulheres devem consumir uma refeição de 400 calorias e homens de 600 calorias no horário do almoço. A próxima refeição deve ser feita somente no dia seguinte; 

– Jejum diário de 20 horas, durante a noite, é permitido comer de tudo pelo período de 4 horas.

O protocolo varia de pessoa para pessoa, mas independente da escolha lembre-se sempre de para cada indivíduo, e lembre-se de SEMPRE ter o acompanhamento de um especialista. 

Benefícios 

Dentre os principais benefícios do jejum intermitente estão: o emagrecimento; a longevidade; renovação das células; aumento da produção do hormônio do crescimento; diminuição da insulina, prevenção de doenças, diminuição do colesterol e outros. 

Sempre procure um especialista para saber se o jejum intermitente é o melhor para seu caso, pois sem a orientação correta de um profissional a dieta pode trazer efeitos contrários aos que você deseja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *