Itens indispensáveis na vida de muitas mulheres, o secador e a chapinha são uma mão na roda de quem quer os cabelos mais lisos e soltinhos. Sem contar que, o resultado fica pronto em poucos minutos. 

Contudo, tanta praticidade, também traz consigo algumas dúvidas quanto à saúde do cabelo após o uso desses aparelhos que funcionam à base de altas temperaturas. 

Diversas dúvidas foram surgindo ao longo do tempo, sobre o jeito e frequência de usarmos esses itens, além das condições do cabelo que podem interferir ou não no resultado. 

Listamos alguns mitos e verdades sobre os aparelhos que podem te ajudar a entender melhor como usá-los. Confira. 

Passar a prancha nos fios úmidos acaba com a saúde do cabelo?

Verdade

Tanto a prancha quanto o secador ressecam os fios e os deixam quebradiços. A chapinha só pode ser usada nos fios úmidos, quando a etapa de algum tratamento exigir, já que ela ajuda a fixar os ativos no cabelo. 

É preciso passar a chapa devagar para melhorar o alisamento?

Mito

Talvez um dos grandes mitos que envolvem o uso da chapinha. O manuseio correto da chapa é passá-la rapidamente em cada mecha, para evitar danos causados pelo calor e também deixando o cabelo mais liso. 

O calor da prancha fecha a cutícula dos fios?

Mito

A chapinha só fechará as cutículas quando utilizada em um tratamento cauterizante, recomendado ser feito somente em salões de beleza. 

Chapinha pode causar danos ao couro cabeludo?

Verdade

Além de causar danos aos fios, o uso inadequado da chapinha pode provocar queimaduras no couro cabeludo. Para isso, é necessário usar o aparelho a  pelo menos três centímetros de distância da raiz. 

O jato quente do secador pode soltar a cola dos alongamentos?

Mito

O vapor quente emitido pelo secador não consegue soltar a cola dos apliques, feita de queratina, pois esse material só desmancha com temperaturas acima de  100º C. E os aparelhos não chegam a essa temperatura. 

Não é preciso se atentar ao modelo da chapinha? 

Mito

As chapinhas não são todas iguais, por isso, é preciso estar atenta às características de cada uma. As chapas mais estreitas são recomendadas para cabelos curtos e franjas, enquanto as mais largas são recomendadas para cabelos médios e compridos.

Além disso, é sempre preferível usar a chapa de cerâmica que equilibra a temperatura, e evita oscilações. A chapa de metal é contra indicada porque pode esquentar demais, causando danos aos fios e acidentes domésticos.

O uso excessivo do secador para alisar os fios cria um efeito memória no cabelo?

Verdade

Se o aparelho for utilizado com a temperatura muito elevada e durante muito tempo na mesma parte do fio, o cabelo pode criar sim uma memória, especialmente se for passado com frequência nas pontas, que tendem a danificarem por serem mais sensíveis. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *