De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), a asma é a quarta maior causa de internações no Brasil e também responsável pela morte de dois mil brasileiros a cada ano.

Muitos conhecem alguém ou já ouviram falar na doença, contudo, mesmo sendo comum e atingindo cerca de 10% da população brasileira, algumas dúvidas foram surgindo ao longo do tempo. 

A asma é uma doença inflamatória obstrutiva, que dificulta a respiração. Dentre os principais sintomas estão: tosse, aperto no peito, chiado e respiração curta. O tratamento da asma é baseado na redução dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida. 

Geralmente, os pacientes utilizam as bombinhas e a ação depende diretamente do remédio utilizado com o item, já que alguns atuam no controle da doença e outros no alívio em casos de crise.

Selecionamos alguns mitos e verdades sobre a doença. 

É possível ter asma e levar uma vida normal?

Verdade

Quando controlada, a asma permite que a pessoa tenha uma vida normal. Ele pode fazer atividades desde que liberadas pelo médico, mas deve sempre lembrar da hora da medicação. 

As asmas são todas iguais?

Mito

Cada caso vai variar de acordo com as características, os sintomas, com a idade em que se iniciou, o peso, as alergias, o uso de alguns medicamentos e outros fatores. 

Estou grávida, tenho de parar a medicação?

Mito

As grávidas que possuem asma não tem que parar a medicação por conta da gestação. Embora, seja fundamental assegurar isso durante uma consulta com o seu médico. Mas atualmente, os fármacos utilizados são seguros para serem usados durante a gravidez. 

Quem tem asma não deve fazer exercício físico?

Mito

A asma não impede que o paciente realize atividades físicas, desde que use a medicação e faça o tratamento de forma correta. Os exercícios são fortes aliados do tratamento da doença, mas é necessário uma liberação médica para atividades de maior intensidade. 

Asma é mais comum em meninos?

Verdade

Alguns estudos constataram que crianças do sexo masculino tem uma predisposição para desencadear a doença. De acordo com os levantamentos, isso se dá pois os meninos possuem menor fluxo aéreo e vias aéreas mais estreitas que as meninas.

Asma tem cura?

Mito

A asma é uma doença crônica e não tem cura, mas pode ser controlada com tratamentos. Alguns pacientes podem passar meses ou anos sem apresentar crises de falta de ar, se seguirem todas as recomendações médicas à risca. 

A bombinha vicia?

Mito

A bombinha da asma não gera nenhum tipo de vício no paciente e é essencial para controle da doença. Quando se suspende o uso, a inflamação volta a se instalar e os sintomas reaparecem. As bombinhas devem ser usadas somente prescrição médica.

A asma tem relação com a insônia?

Verdade

Pacientes que sofrem com insônia podem ter crises mais frequentes de asma, segundo uma pesquisa da Universidade de Pittsburgh. Atrelado a esse resultado, a pesquisa informa ainda que pessoas que sofrem com asma e insônia, costumam ter maior chance de depressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *