Ele certamente nunca sai de moda e está entre as principais recomendações médicas quando o assunto é cuidado com a pele. O protetor solar, ao contrário do que muitos pensam, não deve ser usado somente em dias quentes ou nublados. O uso deste produto deve ser diário. 

Ao escolher um protetor solar, uma das primeiras coisas que observamos é o número do FPS. Sabia que a numeração do Fator de Proteção Solar é referente ao tempo que a pele fica protegida dos raios solares? Por isso é tão importante consultar um especialista para que ele possa indicar de acordo com sua pele o melhor filtro solar. 

Mesmo sendo reconhecido por muitos benefícios como a prevenção do envelhecimento da pele e a diminuição das chances de desenvolvimento do câncer de pele , o uso do protetor solar causa diversas dúvidas. Conheça alguns mitos e verdades sobre o produto. 

1. Só é necessário reaplicar o protetor se entrarmos na água?

Mito

O filtro solar atua contra os raios solares, e por isso é importante replicá-lo durante todo o dia, especialmente em situações de longa exposição ao sol e transpiração constante, por exemplo. 

2. Filtro solar com cor protege mais? 

Verdade

Os filtros solares pigmentados criam uma barreira  física que nos protege da luz visível. Essa mesma luz também acelera o envelhecimento da pele e pode acarretar no aumento das manchas faciais.  

3. Não é preciso usar protetor solar em dias nublados?

Mito

Mais de 60% da radiação solar é capaz de atravessar as nuvens, fazendo com que a emissão do raio UVA, seja constante mesmo em dias nublados. Por isso, antes de sair de casa, aplique o protetor solar e reaplique durante todo o dia. 

4. Protetor solar ajuda a prevenir o envelhecimento precoce? 

Verdade

O protetor é como uma barreira que protege nossa pele contra os raios solares, um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce. O uso contínuo do produto ajuda a prevenir rugas, manchas e o ressecamento da pele.

5. Pessoas com pele morena e negra não precisam de protetor solar?

Mito 

Pessoas que possuem peles escuras e consequentemente mais melanina, proteína que funciona como uma espécie de protetor natural da pele, também precisam de proteção, já que podem sofrer mais com melasma e hiperpigmentação, fatores que podem ser agravados com a exposição solar sem proteção. 

6. Protetor solar causa acne?

Mito

O que pode contribuir para o quadro é a base oleosa de alguns filtros solares, por isso é tão importante escolher um protetor solar de qualidade específico para o seu tipo de pele. Peles oleosas, por exemplo, devem apostar nos produtos com toque seco, oil free ou em gel para evitar o aspecto brilhoso no rosto. Já as secas podem investir em protetores com toque hidratante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *