4. Que Horas Ela Volta (2015), Anna Muylaert

Um dos filmes que retrata a realidade nua e crua da sociedade brasileira e que até hoje levanta muitos questionamentos. O longa mostra a história de Val (Regina Casé), uma doméstica que trabalha há anos na casa de uma família rica de São Paulo, e lá faz tudo que lhe é pedido, sem receber o que merece em troca. As coisas mudam quando sua filha Jéssica chega a casa.  O filme aborda a relação entre empregada e a família da patroa; e ela e a sua própria família, criticando as desigualdades da sociedade. O filme foi indicado no Critic’s Choice Awards. 

5. Matrix (1999), Lana Wachowski e Lilly Wachowski

Sabia que um dos melhores filmes de ficção científica da história foi dirigido por duas mulheres? Isso mesmo. O longa continua sendo objeto de pesquisas e análises, inclusive academicamente, até hoje, e conta um futuro distópico no qual a realidade em que os humanos vivem na verdade é simulada, criada por máquinas para subjugar a população humana, é chamada de Matrix. O programador Neo conhece essa realidade e é atraído para uma rebelião contra as máquinas. 

6. Adoráveis Mulheres (2019), Greta Gerwig 

O filme é baseado no livro “Mulherzinhas”, de Louisa May Alcott, e é ambientado no fim da guerra de Boston em 1865, conta a história de 4 irmãs e suas aventuras da vida. Temas como amor, intrigas, emancipação feminina, literatura, são abordados no longa metragem. O filme venceu  a categoria de Melhor Figurino no Oscar em 2020.

« Anterior 2 / 2
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *