Ainda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na última segunda-feira (8), que tal enaltecer ainda mais o trabalho delas e ter seus livros como hobby? A leitura proporciona diversos benefícios para a mente, além de estimular nossa criatividade.

Nada melhor que indicar livros de autoras negras e brasileiras que entraram para a história, e colocar como prioridade das leituras de 2021. Pensando nisso, selecionamos 5 livros para você incluir na sua estante. Confira!

1. Úrsula – Maria Firmina dos Reis

Foto: Divulgação Amazon

É considerado o primeiro romance publicado por uma mulher no Brasil. O romance foi publicado com o pseudônimo “uma maranhense”. A história fala do amor ultrarromântico entre Úrsula e Tancredo, sob o pano de fundo do tratamento dado aos personagens negros, às mulheres e à escravidão em geral, em um período em que o nacionalismo era exacerbado.

2. Quarto de Despejo – Carolina Maria de Jesus

Foto: Divulgação Amazon

Carolina Maria de Jesus é escritora, poetisa e compositora, símbolo de referência no país por ser uma das primeiras escritoras negras. Em quarto de despejo, a autora relata acontecimentos ao longo de sua vida na favela, escritos em seu diário. A linguagem simples e as vivências comovem o leitor pelo realismo da comunidade do Canindé, em São Paulo.

3. Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis – Jarid Arraes

Foto: Divulgação Amazon

O livro conta a história de 15 mulheres negras na linguagem tipicamente brasileira de cordel. A autora aborda momentos distintos da história do país em que as mulheres foram oprimidas e também revela eventos em que elas participaram e fizeram a diferença.

4. O Tapete Voador – Cristiane Sobral

Foto: Divulgação Amazon

O Tapete Voador reúne uma coletânea de contos e é o quarto livro escrito pela atriz e poetisa Cristiane Sobral. A autora conta 19 narrativas que abordam diversas questões raciais no Brasil de uma forma contundente. Racismo, empoderamento feminino, identidade negra são alguns assuntos abordados.

5. Ponciá Vicêncio – Conceição Evaristo

Foto: Divulgação Amazon

O livro relata a trajetória da protagonista Ponciá Vicêncio desde sua infância até a vida adulta, descrevendo caminhos, sonhos, marcas, desencantos e analisando seu envolvimento com a família e amigos e seus afetos e desafetos. O livro também trata da questão identitária da personagem, estabelecendo um diálogo entre presente e passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *