Uma funcionária de um supermercado sofreu um infarto fulminante durante o expediente de trabalho após, supostamente, ter sido humilhada por seu chefe na frente de todos os colegas e clientes que estavam na loja.

Mónica Vásquez, 37 anos, que era funcionária do supermercado Líder, pertencente à rede Walmart. O fato aconteceu após ela se reunir com o chefe, no dia 20 de janeiro.

De acordo o portal Publimetro Chile, há três anos a colaboradora era vítima de assédio moral. Em entrevista, a presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores do Walmart, Karen González, revelou detalhes sobre toda a trajetória enfrentada pela trabalhadora até a sua morte. 

“Ela sofreu assédio no local de trabalho há três anos, as queixas correspondentes foram arquivadas. Códigos de ética foram apresentados à empresa contra o administrador e diretamente ao chefe do caixa. Não houve respostas favoráveis. A Inspeção (do Trabalho) também não confirmou esse assédio, pois os trabalhadores estavam com muito medo, porque o patrão sempre ameaçava as caixas: se elas dissessem alguma coisa, poderiam ser demitidas”, relatou.

Foto: Divulgação Arquivo Pessoal

Segundo informações, Mónica contava com um atestado que reforçava que ela tinha “problemas nas pernas, para os quais precisava trabalhar nos caixas comuns dos supermercados, ou seja, sentada”. Ainda assim, ela teria sido obrigada a trabalhar nos caixas de autoatendimento, auxiliando clientes, o que demandava que ficasse em pé.

No dia em que faleceu Karen ressaltou que “o patrão gritou com ela, tratou-a muito mal e mandou-a ir e se estabelecer rapidamente. […] Ela voltava de vez em quando para atualizar seu atestado médico, mas o chefe do caixa não a levou em consideração, tratou-a mal, violou seus direitos fundamentais, insultando-a como pessoa na presença de clientes e seus pares”, disse.

A trabalhadora ainda pediu ajuda de seus colegas, porém acabou morrendo no local. O supermercado chegou a decretar luto que durou somente um dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *