Nesta terça-feira (7), a cidade de Acapulco, no sul do México, foi atingida por um terremoto de magnitude 7,1. Ao menos uma pesso morreu. No entanto, além do tremor de terra, outro fator chamou a atenção dos moradores.

Segundo relatos de internautas nas redes sociais e da imprensa local, luzes iguais a uma aurora boreal foram registradas após o terremoto. Uma situação parecida foi registrada no México em 2017.

Mas o que são esses misteriosos flashes de luz? De acordo com pesquisadores da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, essas luzes aparecem devido a movimentos em camadas do solo, que geram cargas elétricas enormes quando acontecem perto de falhas geológicas da Terra.

Também são conhecidas como “luzes de terremoto” e são documentadas desde os anos 1600, de acordo com um comunicado da Associação Sismológica dos Estados Unidos.

Vários vídeos publicados no YouTube mostram esferas de luz na época do terremoto seguido de tsunami em Fukushima, no Japão, em 2011. E agora algo parecido está acontecendo no México.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *