Eles são os xodós da casa. Os animais de estimação trazem muitos benefícios para a nossa saúde, já que ajudam na redução do estresse, no combate à depressão e também na proteção contra doenças cardíacas. 

Contudo, com tantos benefícios, algumas pessoas podem descobrir que possuem alergias aos animais, especialmente se sofrem com rinite ou asma alérgica, e o diagnóstico muitas vezes só aparece depois que o bichano já foi adotado. Por isso, é importante tirar essa dúvida. 

Alguns especialistas afirmam que a alergia acontece porque os animais eliminam pelos, pele descamada e resíduos que não conseguimos ver a olho nu, mas que inalamos durante a respiração. Mas, ela também pode surgir a partir do contato com algumas proteínas presentes na saliva, na urina e na descamação da pele do animal, que podem se acumular nos pelos. 

Dentre os sintomas mais comuns estão: espirros constantes, tosse seca ou coceira no nariz, olhos e pele, sempre que se entra em contato com eles ou com seus objetos.

Mesmo que tenha alergia, abandonar o bichinho não é a melhor das opções para evitar as crises de alergia. Por isso é importante consultar um especialista na área para um diagnóstico mais preciso. 

Como dito anteriormente, o convívio com os animais é benéfico para a saúde, podendo estimular o organismo a combater outros tipos de alergia e reforçar o sistema imunológico, principalmente nas crianças pequenas.

Assim, antes de tirar o pet do convívio familiar, é possível adotar algumas medidas que podem reduzir as chances de uma crise alérgica, como: 

  • Evitar que os animais subam no sofá, cama, ou tenham contato com objetos como cobertores e mantas; 
  • Escovar o pelo do animal do lado de fora da casa;
  • Limpar a casa pelo menos uma vez por semana utilizando pano úmido e aspirador de pó, deixando a vassoura e o espanador de lado; 
  • Desfazer-se de tapetes que acumulem o pelo do animal e trocar pelos de material antialérgicos; 
  • Higienizar a área onde o animal dorme e faz suas necessidades fisiológicas.

Diagnóstico

Caso tenha alguma suspeita de que possui alergia ao animal de estimação, é preciso confirmar o diagnóstico com um alergologista. 

Se confirmado, pode ser que haja a necessidade de tratamento com o uso de anti-histamínicos indicados pelo médico, mas dependendo do caso, o especialista pode solicitar exames para identificar os agentes que despertam alergia na pessoa. Existem dois tipos principais:

  • Teste de alergia no antebraço: consiste na aplicação de algumas gotas de substâncias potencialmente alérgicas nessa região do corpo do paciente, seguidas de pequenas perfurações com uma agulha fina para que elas penetrem na pele. Após cerca de 20 minutos, o médico pode identificar a quais substâncias o paciente é alérgico por meio de uma reação visível no antebraço;
  • Teste de alergia nas costas: é um exame de contato, no qual se usa uma fita adesiva contendo substâncias potencialmente alérgicas coladas nas costas do paciente. Em até 48 horas é possível identificar as reações de hipersensibilidade.

Existem também exames de sangue específicos que podem detectar a presença de substâncias associadas à alergia a animais e a outros fatores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *