Quem quer um animal de estimação que fuja do “tradicional” como cães e gatos, pode buscar alternativas nas aves domésticas. Cheias de encanto, cores, alegria, as aves estão sendo cada vez mais adotadas como pets.

No entanto, antes de escolher a companhia ideal é necessário conhecer quais aves para criação em casa são permitidas pelas legislação brasileira, garantindo que ela poderá viver de forma tranquila e saudável.

Se você está pensando em adotar uma ave como animal de estimação, selecionamos 5 espécies permitidas para criar em casa. 

1. Periquitos

Foto: Teo Wei Keong / Shutterstock.com

São fáceis de cuidar, silenciosos e amam brincadeiras. Os periquitos costumam medir de 13 a 17 cm, e podem ultrapassar até 10 anos. É uma ótima dica para quem tem criança em casa.  Sua dieta é baseada em frutas e sementes.

2. Canários

Foto: Divulgação GlobalP/ Istock

Os canários são ótimos cantores e têm sido domesticados há anos. É um pássaro inteligente, capaz de aprender ritmos diferentes. Os canários se alimentam de rações e alpiste, mas podem comer alguns vegetais, como brotos verdes, brócolis ou cenoura. É uma ave de clima tropical. 

3. Calopsitas

Foto: Divulgação Freepik

Carinhosas e inteligentes, as calopsitas se destacam por ser um pássaro animado e companheiro. Medem de 30 a 35 cm e são encontradas em 12 cores.  São pássaros adoram se divertir, e gostam muito de cantar. Comem alpiste, ração, frutas e legumes.

4. Agapornis

Foto: Divulgação Freepik

Encontrados em 8 espécies, as agapornis são pouco conhecidas pelo seu nome. De origem africana, medem cerca de 13 a 16 cm e são muito temperamentais. Em contato com outros animais podem ser bem agressivos. Sua dieta é baseada principalmente em sementes, frutas e legumes.

5. Cacatua

Foto: Divulgação Freepik

Facilmente reconhecida por sua enorme crista e bico arredondado, a cacatua é um pássaro muito sociável e carinhoso, que adora estar em contato com os humanos. São aves que adoram assobiar, cantarolar músicas e até dançar. Elas comem frutas, como pêssegos, peras, maçãs, entre outros. Não é um pássaro que deve passar o dia todo na gaiola porque precisa de socialização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *