Eles são como filhos, e assim que adoecem, costumam ser tratados com todo amor e carinho para que se recuperem logo. Já que eles não conseguem dizer em palavras o que sentem, o jeito é ficar de olho. 

Por mais que muitos tentem proteger e tomar todos os cuidados com o seu bichinho, algumas doenças são inevitáveis e podem aparecer pelas mais diversas causas, afetando a qualidade de vida do seu pet. 

Prevenir é a chave. Por isso, listamos as doenças mais comuns em cães e gatos e o que você deve fazer para evitar que seu animal de estimação seja acometido por ela. 

1. Leishmaniose

A doença é transmitida por um flebótomo, um “primo” dos mosquitos, que também adora água parada. É por meio dessa picada que o seu cão pode contrair a leishmaniose. 

Entre os sintomas podemos observar perda de pelo, descamação e úlceras. Em casos mais graves o animal pode sofrer de perda de apetite, anemia, hemorragias nasais e alterações nos rins e no fígado. O melhor tratamento é a prevenção já que a doença não tem cura, o que inclui  uso de coleiras e pipetas inseticidas e evitar passeios em regiões próximas a lagos. 

2. Alergia alimentar

A doença surge quando o organismo do animal reage a determinadas substâncias que estão presentes no alimento, geralmente em rações industrializadas ou proteínas da carne bovina. O animal geralmente se coça até se ferir e também apresenta sintomas de disfunções gastrointestinais como diarreia e vômito. 

Para prevenir é necessário higienização do comedouro e ter cuidado na hora de escolher a ração. 

3. Diabetes

A diabetes também se manifesta nos pets, em especial os cães. Quando tem a doença, o animal tem uma aparência desnutrida mesmo com muita fome e sede. A diabetes pode ocasionar fraqueza, vômitos, obesidade. 

Como não tem cura, o ideal é sempre manter os exames do seu pet em dia, fazer exercícios físicos e manter uma alimentação balanceada. 

4. Depressão 

Sim, os animais de estimação também podem se tornar ansiosos e depressivos.  Embora os gatos pareçam menos sentimentais, eles também sofrem com problemas desse tipo. Nesses quadros, o animal apresenta fadiga, desânimo e muda o comportamento.

A prevenção é estimular o contato social, levar para passear, estimular a prática de atividades físicas e estar mais presente se possível. 

5. Erlichiose (doença do carrapato)

É uma grave infecção transmitida por carrapatos portadores de bactérias do gênero erlichia, mais comum na fase adulta, especialmente nos cães. O carrapato se alimenta do sangue de um animal doente e depois parasita outro que até então estava saudável.

O animal apresenta anemia, febre, vômito, dificuldade para respirar, perda de apetite. Para prevenir, o ideal é a aplicação mensal de medicamentos contra ectoparasitas.

6. Obesidade

Se o seu animal come demais e não faz exercício ou qualquer atividade para queimar calorias e gastar energia, ele pode ter obesidade, e com isso desencadear doenças cardiovasculares, diabetes e problemas nas articulações, além de convulsões, paralisias e mesmo alterações neurológicas.

Dentre os sintomas podemos citar o excesso de gordura visível, pouco fôlego, desânimo para atividades. Para prevenir a doença é necessário dosar a quantidade de ração, incentivar a prática de exercícios e passeios ao ar livre. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *