O Setembro Amarelo chama a atenção para a necessidade de falar sobre saúde mental e a valorização da vida. Mais do que isso, é um convite para olhar para dentro de si e perceber quando a mente dá sinais de sobrecarga e reconhecer a hora de buscar ajuda. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão já é considerada uma das principais causas de incapacidade no mundo e, no Brasil, estima-se que mais de 10% da população sofra com o transtorno. Para a psicanalista e especialista em comportamento humano, Gisele Hedler, adotar algumas mudanças no estilo de vida podem ser fundamentais para combater a depressão e a ansiedade.
“O nosso cérebro ama rotinas, e os hábitos são rotinas automáticas que ajudam a nossa mente a não gastar energia que desenvolvemos ao longo do tempo, muitas vezes sem perceber. Essas ações repetitivas têm um impacto profundo em nossas vidas, moldando nossa produtividade, saúde, sucesso e felicidade.”, explica Gisele, que comenta cinco pequenos hábitos para implementar na rotina e ter mais qualidade de vida. Confira.
1. Comece o dia agradecendo
Assim que acordar, respire profundamente 5 vezes e agradeça por mais um dia de vida. A prática diária da gratidão, reconhecendo as coisas boas da vida, nos ajuda a manter uma perspectiva positiva, segundo a especialista.
2. Se exponha a luz do sol e se exercite
Ao levantar, se exponha à luz solar e faça alongamentos, evitando ao máximo o uso de telas. Hedler explica que a luminosidade do sol ajuda o organismo a regular o seu horário biológico e os exercícios físicos, por sua vez, auxiliam estimulando o cérebro a produzir alguns hormônios responsáveis pelo bem-estar. “Se você não tiver acesso a área externa, abra a janela e olhe para o céu. Esse hábito ajudará você a ter mais energia, pois a rotina em contato com a claridade vai descarregar cortisol que você precisa para começar o dia”, comenta.
3. Abrace seus familiares
Abrace com mais frequência e mais intensidade as pessoas que moram com você, seja o companheiro, os filhos e até mesmo os pets. Os abraços demonstram apreço, cultivam a paciência e estimulam a liberação de dopamina e serotonina, hormônios responsáveis pelo prazer e bem-estar, respectivamente.
4. Se desconecte digitalmente por um momento
Reserve momentos do dia para desconectar-se digitalmente, seja desligando o celular, silenciando as notificações ou até mesmo colocando no modo avião. Isso pode promover um equilíbrio saudável entre o mundo online e offline.
5. Tenha um hobbie
Cultive o hábito de ter hobbies, seja leitura de livros, andar de bicicleta, cuidar de plantas ou até mesmo cozinhar. Isso expandirá sua mente e perspectivas, além de ser um exercício para o cérebro.
Para Gisele Hedler, o Setembro Amarelo deve ser visto não apenas como um mês de conscientização, mas como um chamado para a prática diária do cuidado emocional. “Saúde mental não é luxo, é necessidade. Assim como cuidamos do corpo, precisamos cuidar da mente, e isso inclui hábitos saudáveis, conexões humanas e a busca por ajuda quando necessário”, reforça.
CONTINUE LENDO →