A Páscoa passou, mas os chocolates ficam e muitas vezes em excesso, o que para muitos resulta em um consumo compulsivo, desencadeando problemas que vão além do aumento de peso.

Segundo Tatiane Paula, psicóloga clínica, a vontade exagerada de comer chocolate pode caracterizar uma compulsão alimentar que deve ser tratada por profissionais. Essa dependência pode ser uma forma prejudicial da pessoa aliviar suas questões emocionais. 

“Como trata-se de um alimento que pode implicar em uma associação de alívio de situações problemáticas, liberando endorfina e serotonina (neurotransmissores ligados à sensação de bem-estar), estamos falando de um efeito rebote que acontece quando a pessoa percebe a falta das substâncias do chocolate, passando a consumir quantidades cada vez maiores para ter imediatismo e durabilidade de extremo prazer”, explica a Psicóloga.

A seguir, algumas das características que podem ser identificadas como compulsão na alimentação:

·         Comer muito rápido;

·         Fazer refeições mesmo com ausência de fome;

·         Comer exageradamente, mesmo que satisfeito;

·         Ultrapassar o limite e comer até estar desconfortável;

·         Sensação de perder o controle da alimentação;

·         Comer escondido, para ocultar a compulsão, gerando sentimento de culpa e fracasso;

·         Comer para lidar com situações problemáticas, pois durante os episódios de compulsão não há clareza dos sentimentos envolvidos.

Caso você se identifique com as características, procure um profissional especialista no transtorno, como psicólogos, psiquiatras e nutricionistas, para que possa ser feito um diagnóstico completo e dadas as orientações e tratamentos adequados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *