Quinta-feira, 1º de abril, o clássico e famoso Dia da Mentira. Todos nós mentimos, diariamente e das mais diferentes formas, isso não se pode negar. Para alguns, a mentira se torna tão natural e inconsciente que acontece de forma automática. Mas para outros, contar nem que seja uma mentirinha de nada, pode parecer um processo mais difícil e sofrido. Já que nosso cérebro é programado para distorcer mentiras das verdades e naturalmente deixa quem contou algo que não é verdadeiro, bem desconfortável. 

Contudo, quando se trata de mentira, ninguém é 100% inocente. Todos nós temos os motivos para agir de tal forma e não contar as coisas como elas realmente são. Você já se perguntou quais mentiras anda contando não para os outros, mas para si mesma? 

Quais desculpas tem inventado para não fazer determinada tarefa ou função? Se você acha que não está nesse time, vamos te mostrar algumas das mentiras clássicas que mais contamos para nós mesmos. Quem sabe você se identifica?!

1. “Segunda-feira eu começo a dieta/ vou voltar para academia”

Não tem como começar a lista sem citar este clássico que já deve ter sido dito milhões de vezes. Segunda é o dia internacional do “eu vou começar”. Mas quantas segundas já se passaram e você não cumpriu o que prometeu? Será que na próxima semana vai dar certo?

2. “Se eu tivesse mais tempo, eu faria isso”

A justificativa do tempo. Sabemos que quem quer mesmo, realmente vai lá e faz. Se quer começar uma dieta, mude a sua alimentação e evite fast foods; se quer iniciar um novo esporte, se desprenda mais da tv; tem um compromisso pela manhã, durma mais cedo e evite ficar no celular até tarde. Você não precisa de tempo, e sim de determinação. 

3. “Se eu pudesse ter aquilo, minha vida seria incrível”

É normal se sentir frustrado pela ausência de alguma coisa, mas não quando há uma associação para uma incoerência existencial. Lamentar não vai fazer com que os seus desejos e sonhos se tornem reais, por isso, busque aprender com o que tem e estabeleça o que precisa ser feito para alcançar os novos objetivos. 

4. “Estou bem, não se preocupe”

Eita, naqueles dias em que tudo vai mal, que você está a ponto de passar dos limites e alguém vem te perguntar como você tem passado, na maioria das vezes o que diz é: “estou bem”. Mas será que está mesmo? E a vontade de chorar, gritar, descarregar aquela dor fica ali pulsando dentro de você? Dizer isso, é deixar escapar uma oportunidade de ajuda, de apoio e consolo para o que estamos vivendo. Você não tem que passar por nada sozinha.

5. “Tem algo de errado comigo” 

Essa se tornou um mantra para algumas pessoas que querem justificar quando algo não vai bem. Se você foi demitido, terminou um relacionamento, perdeu o ônibus, deixou a comida queimar, a clássica frase “tem algo de errado comigo” chega na certa. Contudo, essas situações acontecem com qualquer pessoa e continuar acreditando que o problema está em você, é o único erro desta situação.

6. “Eu vou, mas não vou comprar nada…”

Quem nunca disse essa frase a ponto de sair de casa e dar uma passada num shopping center da cidade? Ou foi convidada para uma feirinha que vende artesanatos? Na hora H, sabemos que as atitudes são bem diferentes dos pensamentos, e nessa história de “vou levar só essa” em cada loja, esse deslize vem refletido no extrato de cartão de crédito no fim do mês. 

7. “Não posso mudar porque sempre fui assim”

Uma das mais usadas para não termos que sair da nossa zona de conforto. Mudar é algo que exige força de vontade e para a maioria das pessoas é mais confortável contar essa mentira a rever algumas atitudes. Se realmente quiséssemos mudar, teríamos feito. Pense nos benefícios que essas mudanças podem trazer para sua vida, novas experiências, novos conhecimentos, uma nova postura. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *