Às vezes ele é inevitável. É um problema que cresce e vem atingindo cada vez mais pessoas na sociedade. A correria dos dias atuais, a exigência dos outros e de si próprio, o excesso de informações, podem ser grandes aliados no aumento do estresse.

O local de trabalho se tornou um dos ambientes que mais desencadeiam esse tipo de sentimento. No entanto, ele também pode aparecer em situações básicas em casa mesmo ou com amigos. Pode parecer bem difícil, mas com o conhecimento necessário aliado a algumas atitudes, é possível reduzir consideravelmente o nível de estresse e ter mais qualidade de vida.

Algumas mudanças de hábitos podem favorecer o desenvolvimento da saúde mental. Confira quais são.

1. Faça atividades físicas

Com pelo menos 30 minutinhos de atividades físicas, é possível diminuir os níveis de cortisol, hormônio ligado ao estresse, além de produzir neurotransmissores que ajudam no processo de restauração do corpo e da mente. A atividade física traz diversos benefícios para a saúde como controle das emoções e qualidade do sono.

2. Durma mais

E por falar em dormir, a falta de sono é um agravante para os sintomas de estresse. Os pensamentos ficam acelerados, o corpo não relaxa e a mente não descansa. Aumente o tempo do sono, ajustando o ambiente, evitando passar muito tempo em frente ao celular ou computador, tome um banho, leia um livro antes de ir pra cama e crie hábitos para que o corpo e a mente passem a se acostumar.

3. Gerencie seu tempo

Aprenda a administrar melhor as horas do seu dia para evitar se sentir sobrecarregada. Faça lista de tarefas, por ordem de prioridade, organize sua agenda por meio de aplicativos, delegue funções, registre o que precisa ser feito de forma imediata, evite a procrastinação e crie folgas depois de ter cumprido todas as tarefas.

4. Aprenda a dizer “não”

Um dos maiores causadores do estresse é o “pouco tempo” para fazer muitas coisas. No entanto, aprender a dizer “não”, pode te ajudar a melhorar esse quesito. Para isso, desconstrua essa imagem que falar não é sempre ser rude, ou grosseiro com alguém. Se ainda tiver muita dificuldade vá tentando criar esse hábito aos poucos, com frases como “Eu adoraria fazer isso, mas …”. Isso irá te ajudar muito.

5. Fale com alguém

Geralmente quando estamos com o nível de estresse muito alto acabamos preferindo nos isolar para que aquilo tudo passe e não haja o risco de “descontar” em outra pessoa. No entanto, falar com alguém sobre como você se sente pode ajudar muito. Desabafar com um amigo, um familiar, faz com que você libere esse peso e tensão acumulados.

6. Faça terapia

Em alguns casos mais complexos, somente ajuda de um profissional é capaz de amenizar os sintomas do estresse. Por isso, procure ajuda para iniciar o tratamento. O especialista irá identificar a raiz do problema e indicar as melhores técnicas e ações para amenizar os sintomas. E nem precisa sair de casa para isso, alguns sites permitem que você faça terapias onlines.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *