Todos os pais querem sempre o melhor para os filhos, mas às vezes por falta de zelo ou excesso dele, acabam dizendo algumas frases, e sem perceber deixam marcas nas crianças.

Muitas vezes, os papais e mamães caem na tentação de seguir as frases feitas, inclusive as que ouviram quando eram crianças, mas cada ser humano absorve e reage de uma forma, e com as crianças não é diferente.

Mas nada de pânico, listamos algumas frases que você não deve usar com seu filho e se já o fez, pode mudar a partir de agora.

“Não foi nada”

Quando seu filho (a) se machuca, cai, chora e você diz que não foi nada, pode estar ajudando a se sentir ainda pior.

As crianças lidam com a emoção de uma forma diferente, e mesmo querendo incentivar dizendo que ja passou, pode ajudar a reprimir o que está sentindo.

“Olha que menino (a) bonzinho (a)”

Ao dizer essa frase, você cria rótulos o que é limitador para o desenvolvimento da personalidade do seu filho.

“Se comporte como uma menina”

Dizer essa frase enfraquece a autoestima e soa como uma ação inibidora de novas experiências que a criança possa vir a ter. Além de reduzir as chances do autoconhecimento e torná-lo (a) limitado (a).

“Seu amigo foi muito melhor que você”

Muito cuidado com as comparações. Ao comparar uma criança a outra, colocando-a em uma posição de inferioridade, faz com que ela se sinta incapaz e menos importante. Fatores que abalam diretamente a autoestima.

“Isso é culpa sua”

Atribuir a culpa de determinadas situações sem entender o contexto ou mesmo não sendo verdade a uma criança, faz com que ela sempre pense que deve assumir as responsabilidades que não são suas. Cuidado.

“Eu faço tudo e é assim que me agradece”

As chantagenns emocionais para obter algo em troca e o sentimento de culpa são dois fatores muito presentes nessa situação. Essas palavras atingem diretamente a confiança que as crianças entendem terem dos pais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *