Um novo estudo feito na Finlândia sugere que pessoas que em geral possuem hábitos noturnos e costumam dormir tarde, têm duas vezes mais chances de apresentarem um desempenho inferior no trabalho se comparado aos que acordam cedo.

Também chamados de notívagos, as pessoas que geralmente são bem mais produtivas durante a noite que ao longo do dia, costumam ter dificuldade e sofrem para levantar cedo da cama, o que influencia diretamente no rendimento diário.

Já os madrugadores, que são aqueles que possuem um rendimento melhor logo no início do dia, costumam trabalhar melhor nas primeiras horas da manhã. Fatores genéticos, além dos externos como horário de trabalho e descanso, vida pessoal e planejamento podem interferir nesse cenário.

Durante o estudo, 5.881 pessoas nascidas no ano de 1966 no norte da Finlândia foram questionadas sobre sua vida profissional, saúde e seus padrões de sono. Os participantes foram monitorados por quatro anos.

A pesquisa revelou que entre os participantes, 12% das mulheres e 10% dos homens afirmaram que têm hábitos noturnos. Destes, 72% trabalham cedo e os outros 25% dos entrevistados consideram que seu rendimento profissional é baixo.

Mesmo que o estudo tenha sido realizado somente em uma área da Finlândia, os pesquisadores acreditam que os resultados obtidos provavelmente podem ser aplicados em outros lugares, mas novas investigações sobre o assunto devem ser feitas posteriormente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *