Eu sou consistentemente espantado que tantas mulheres não percebem que estão grávidas até que estejam em trabalho de parto. Isto é tão comum que há até mesmo uma série de televisão inteira dedicada aos contos de mulheres que nunca souberam que estavam grávidas até que elas estavam dando à luz.

Então, além de ter um abdômen crescente, quais são alguns sinais de que há um ser humano crescendo dentro de você? Eu coletei informações sobre alguns dos sinais menos óbvios da gravidez. Estou compartilhando-o aqui para que você possa estar ciente de algumas das menos conhecidas indicações de que você está grávida.

  1. Sangramento

Muitas mulheres acreditam que se elas estão sofrendo de sangramento vaginal, elas não estão grávidas. Acham que estão menstruando normalmente. No entanto, é bastante comum para as mulheres a saída de sangue de sua vagina durante os estágios iniciais da gravidez. De fato, de acordo com um estudo publicado na American Family Physician, cerca de 25 por cento das mulheres sangram em seu primeiro trimestre.

Se você está sangrando a quantidade de um período regular, você provavelmente não está grávida. No entanto, a mancha leve que é geralmente uma cor mais clara do que o sangue menstrual é típico nos primeiros 6-12 dias após a concepção.

  1. Aumento do desejo sexual

Seu corpo está fazendo tantas mudanças quando você está grávida e muitas de suas partes do corpo estão se tornando mais sensíveis. Por exemplo, você aumentou o fluxo de sangue nas partes inferiores de seu corpo e sua vulva é mais “gordinha. Não só isso, mas o aumento de hormônios pode torná-lo com fome de sexo. Então, se a sua libido é”, de repente, grande, você pode querer comprar um teste de gravidez.

  1. Gosto metálico na boca

Acredite ou não, os hormônios desempenham um papel no seu senso de gosto. Quando seu corpo experimenta um aumento de hormônios da gravidez, o sabor das coisas se modificam e pode demorar um pouco para que ele volte ao normal novamente. Muitas mulheres grávidas se queixam de gostos estranhos na boca depois de comer ou provar um sabor metálico distinto.

  1. Sonhos vívidos

Muitas mulheres admitem ter sonhos impressionantes enquanto estão grávidas, mesmo mulheres que tiveram dificuldades em lembrar de seus sonhos quando acordaram mesmo antes de estarem grávidas. Há um número de teorias que tentam compreender a causa para estes sonhos. Alguns cientistas citam os hormônios como a causa, enquanto outros dizem que a insônia geral torna os sonhos mais comuns. Não importa a causa, se de repente você está tendo sonhos vibrantes, pode sugerir que você está grávida.

  1. Seios macios

Durante a gravidez e especialmente durante o primeiro trimestre, é comum que seus seios sejam sensíveis. Na verdade, as mulheres podem, até mesmo, terem dores agonizantes.

Além disso, seus mamilos podem estar mais salientes, mais do que o habitual, a área ao redor do seu mamilo pode tornar-se maior e mais escura, e as veias azuis no peito podem se tornar mais óbvias.

Se notar alguma destas alterações nos seios, isso pode indicar que está grávida.

  1. Manchas escuras na pele

Manchas escuras em sua pele, ou o que é referido como “melasma”, ocorre em 50% das mulheres durante a gravidez. Níveis hormonais causam tanto aumento da sensibilidade ao sol e alterações na pigmentação da pele.

  1. Fadiga

A fadiga é comum durante a gravidez porque seu corpo está produzindo mais sangue para que ele possa transportar nutrientes para seu bebê em crescimento. Seus níveis de hormônio estão mudando, e seu corpo está experimentando muitas mudanças físicas e emocionais.

Se você está se sentindo mais desgastada do que o normal, poderia ser uma indicação de que você está grávida.

  1. Micção frequente

Se de repente você se encontrar fugindo para o banheiro com mais frequência do que costumava ser necessário, isso pode indicar que você está grávida. Quando você fica grávida, seu corpo começa a ter mais líquido, seus rins começam a trabalhar mais e você produz mais gonadotrofina coriônica humana, um hormônio que aumenta o fluxo sanguíneo para a pelve produzida pela placenta. Essas mudanças podem fazer você precisar ir ao banheiro com mais frequência.

  1. Dores de cabeça

A quantidade de dores de cabeça podem aumentar e são comuns durante o primeiro trimestre da gravidez. Neste momento, seu corpo está aumentando a quantidade de sangue que cria, bem como receber hormônios adicionais. Devido a essas mudanças em sua química do corpo, você está mais propensa a dores de cabeça.

  1. Mudanças de humor

Se você é uma montanha-russa de emoção indo inesperadamente para cima e para baixo, é possível que seja um resultado de hormônios da gravidez. Nas primeiras 12 semanas de gravidez, a quantidade de hormônios estrogênio e progesterona aumenta. O aumento adicional destes hormônios podem deixá-la sentir-se mais chateada e irritada.

Marcus Borges
Dr. Marcus Borges é formado em medicina pela UNICAMP, concluiu a residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo CAISM (Especialista em Stem Cells e fertilidade). Com forte experiência internacional trabalhou para a Organização Mundial de Saúde (OMS/WHO) na Alemanha no hospital da RWTH-Aachen, por 3 anos. Mudou-se para os EUA onde finalizou seus estudos na UMDNJ - New Jersey no curso de pós doutorado em perinatologia por 2 anos. Professor adjunto da Ensign College em Utah/USA. Com inúmeras publicações científicas internacionais voltou ao Brasil onde concluiu o curso do MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Forte experiência em saúde da mulher e com inúmeras palestras iniciou seu trabalho na indústria de seguros saúde e depois na indústria farmacêutica multinacional como a Ativus, Merk Serono e na Glenmark como diretor da área médica. Atualmente escreve uma coluna para o portal Plena Mulher, levando maior conhecimento e informação para as mulheres brasileiras.
1 Comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *