Ao longo da nossa vida, temos a tendência de apenas viver, sem questionar o como (qualidade) que estamos vivendo. Nos preocupamos com o futuro e o envelhecimento, em como este será, mas não voltamos o olhar no que estamos fazendo em nosso processo de envelhecimento para que ele seja da forma mais saudável e bela possível.

Nós apenas desejamos alcançar esse estado de saúde, sem compreender nossa responsabilidade no que será alcançado de fato, o resultado.

Como você se comporta hoje refletirá diretamente sobre sua qualidade de velhice no amanhã.

Uma ferramenta de grande valia que favorece a saúde é a PREVENÇÃO, como grande chave de se encontrar no futuro uma velhice com melhores condições de vida. Nessa prevenção, é realizar os exames e consultas de rotina, fazer os acompanhamentos necessários e seguir as orientações de forma adequada.

Parecem ser comportamentos simples e fáceis; porém, na realidade, no dia a dia, na rotina corrida não se pensa em prevenção. Pensa-se só em tratar o que precisa ser tratado e muitas vezes o mínimo de tratamento não é seguido.

Falando então tudo sobre comportamento e a própria responsabilidade no envelhecimento e prevenção: O que eu posso fazer hoje para colher benefícios no futuro?

Avaliar e mudar hábitos podem ser um grande pequeno passo…

A OMS – Organização Mundial da Saúde ao problematizar o envelhecimento ativo atrela quatro importantes pilares: saúde (bem-estar biopsicossocial), participação (social, cidadania, cultural e espiritual), segurança/proteção e aprendizagem ao longo da vida (aprendizado formal ou informal).

Entenda mais na prática, quais ações podem ser indicadas:

– Mudança em hábitos alimentares- Realizar exercícios físicos e manuais

–  Ter momentos de lazer e descontração

–  Ter momentos de socialização

– Realizar autocuidado

–  Agradecer pelo que temos e o que se conquistou

– Manter a mente ativa

– Aprender e desenvolver novas habilidades

–  Resgatar e exercitar atividades significativas

–  Manter ativo os laços sociais

– Dormir bem, tendo períodos de descanso

Por fim, pensando em viver melhor, e sentir vivendo-se feliz, você pode se propor a:

– Falar menor e fazer mais;

– Odiar menos e amar mais;

– Emburrecer menos e sorrir mais;

–  Julgar menos e aceitar mais.

Experimente e avalie o que mudou para você.

Marcela Eiras Rubio
Graduada em Psicologia pela Universidade São Marcos, Aprimoramento Profissional em Atendimento Interdisciplinar em Geriatria e Gerontologia pelo IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) e pós-graduação em Gestão de Pessoas pelo SENAC. Atuações como psicóloga hospitalar no Programa Melhor em Casa do Hospital Municipal Dr. Moyses Deustch – Mboi Mirim, HGIS (Hospital Geral de Itapecerica da Serra) e HRC (Hospital Regional de Cotia). Atualmente atua como consultora em Recursos Humanos na RHF Talentos – Unidade São Paulo.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *