O ano de 2023 continuará agitado no mundo. A inflação permanecerá pressionando os mercados, ainda como reflexo de muitas medidas equivocadas durante a pandemia. O crescimento mundial deve ficar abaixo do esperado. E por falar em equívocos, e o Brasil? Bem, é melhor a gente deixar de lado, aqui está complicado, confuso e nebuloso. Mas somos brasileiros, chegaremos lá.

De todas as formas, o cenário é desafiador. Mas, seja como for, sempre há oportunidades ocasionadas pelo surgimento de novos mercados. E eles surgem sempre, independente do ambiente.

Para aproveitá-las, o profissional tem que se antecipar às tendências do mercado profissional.

E vamos às tendências profissionais para 2023

Habilidades digitais. O mundo cada vez mais interconectado, aumentará a demanda por habilidades digitais. Muito se fala sobre a escassez de desenvolvedores, que é real, mas que requer um caminho mais longo de estudo, que muitos não podem ou não estão dispostos a trilhar.

Então proponho um exercício mais simples. Você está disposto a trocar algumas horas de recreação por horas de estudo no YouTube? Defina temas, crie listas de reprodução e assista-os enquanto faz algo em casa ou se exercita. Alguns temas que podem ajudar você a montar suas listas de estudo para habilidades digitais: análise de dados, mídias sociais para influenciadores, design digital, visualização de dados, gerenciamento de projetos digitais, marketing digital, tomada de decisão para líderes na era digital, inteligência artificial (AI), etc.

Habilidades interpessoais. Os profissionais observarão uma ênfase crescente em habilidades interpessoais – soft skills, em inglês. Depois da covid as emoções estão mais afloradas, é preciso reequilibrá-las ou colocar mais foco em desenvolvê-las, para contribuir com empresas que precisam construir equipes mais produtivas e inovadoras.

Aqui, você pode escolher novamente o caminho do YouTube, com tópicos como inteligência emocional, atitude de equipe, mentalidade de crescimento, abertura a feedback, adaptabilidade, escuta ativa e ética no trabalho. Ou, caso você tenha possibilidade, um coach ou psicólogo pode te ajudar a mapear e melhorar lacunas.

Idiomas. No mundo cada vez mais conectado e globalizado, conhecer e ter fluência em um idioma além de sua língua natal é fundamental. Se você quiser ampliar vender através da internet, aí realmente o inglês é fundamental. No mundo, 1.5 bilhões de pessoas falam inglês, enquanto aproximadamente 250 milhões falam português. Ganhar dinheiro na internet está relacionado com escala, logo, onde está seu maior potencial de ganho? Sem contar que muitos bons conteúdos de estudo estão na língua inglesa.

Há quem diga que é necessário aprender mandarim. Deixo a seu juízo decifrar se vale a pena.

Sustentabilidade. O crescente foco global em sustentabilidade e meio ambiente levará a maiores oportunidades para profissionais com conhecimento nessas áreas. Há quem acredite que o tema é ainda greenwashing, ou seja, uma prática de marketing para que a empresa pareça mais ecologicamente responsável. Eu comungo desta opinião em muitos sentidos.

O fato é que, há uma necessidade de melhorar práticas ambientais de forma responsável. Durante o ano passado, políticos de praticamente todo o mundo, aprovaram normas para que o governo avalie o desempenho das empresas. Na Europa, por exemplo, as normas terão validade a partir de julho de 2023.

No mínimo, há aí uma oportunidade de se desenvolver e prestar serviços, ou trabalhar, nesta área.

Inteligência Artificial (AI). Essa tecnologia está crescendo enormemente, e começará a desempenhar um papel mais significativo no processo de contratação e, principalmente, na triagem de currículos (CVs). Não somente seu currículo tem que conter as informações necessárias para a leitura da máquina, como também, tem que ter o formato mais adequado.

Sobre currículos adaptados para passarem por recrutamento AI traremos mais informações no artigo da próxima semana.

Evidentemente muitas outras tendências profissionais farão parte de 2023, o que propusemos aqui foi o olhar para algumas delas, para ajudar você a se preparar.

No mais, estude sempre, aperfeiçoe-se, desenvolva experiências e projetos ao longo da vida profissional. Isso te ajudará a estar pronto, mais do que simplesmente monitorar tendências.

Vamos em frente sempre!

Executiva do mercado de tecnologia, esposa, mãe de gêmeos, amante de uma boa conversa e um bom vinho. Em sua trajetória profissional trabalhou para as maiores empresas de tecnologia do mundo, onde teve a oportunidade de interagir com profissionais de diferentes culturas, o que moldou sua visão de gestão. Pós-graduada em marketing, formação de diretores pelo IESE/ISE, curso livre no INSPER, inúmeros cursos online e buscando os próximos. Estudar e colocar em prática é sua paixão. Sempre acreditou no poder do estudo e no trabalho para fortalecer e transformar o indivíduo. Você pode encontrá-la nas redes sociais como @glaumaurano.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *