Desde o último ano o ecommerce evoluiu e com essa evolução, cresceu também o “social commerce”, ou a venda via mídias sociais, principalmente de produtos de moda.
Só no primeiro trimestre de 2021, o setor de moda e acessórios foi responsável por 16,6% do total de pedidos, seguido pelos setores de beleza e perfumaria e entretenimento, que tiveram 15,2% e 12,6% respectivamente.
Moda e acessórios foram as categorias que concentraram mais vendas, com 13,3 milhões de pessoas efetuando em média uma compra e gasto médio de R$ 145,00, de acordo com relatório da Neotrust.
Você está dando a devida atenção as vendas nas mídias sociais?
Imagine a conversa abaixo no inbox do Instagram:
– Oi por favor me interesso por esta peça (um conjunto de calça e blusa).
– Ah claro, podemos fazer uma malinha para você.
– Sim, você poderia incluir essas peças de links que selecionei em sua página do Instagram, por favor?
– Ah que pena, não temos mais, mas colocarei estas peças das fotos abaixo.
– Mas estas peças das fotos não têm nada a ver com o produto que está na sua página do Instagram.
– Infelizmente aquelas não temos mais, só estas mesmo.
– OK, obrigada, por favor não envie a malinha, fica para uma próxima.
Talvez você esteja se perguntando “porque a pessoa mandou a foto antes de enviar a malinha?”, quando na verdade a reflexão deve ser como fazer para que a malinha se converta em vendas?
A resposta está em ser fiel à sua promessa de marca
Seja qual for o tamanho do seu negócio, você e sua equipe precisam refletir sobre o que sua marca entrega efetivamente para sua audiência. E isso vai além do produto ou serviço, é o intangível. Exemplo: conforto e elegância para todas as ocasiões, ou sofisticação e alta costura, ou outro atributo que lhe fizer sentido. Sua promessa de marca norteará o posicionamento, a seleção da audiência e os produtos de sua loja.
No caso da conversa acima, além da promessa de marca não ser atendida – a qualidade e o estilo demonstrados no perfil não estavam presente nas fotos da malinha. Além disso, o produto da vitrine, no caso o feed ou stories do Instagram, não foi encontrado quando a consumidora “entrou” na loja, ocasionando a desistência.
Gerenciando a vitrine no Instagram
A possibilidade de postar fotos é um grande atrativo para a loja no Instagram, use e abuse desse recurso. Mas você sempre deve entregar sua promessa de marca gerenciando sua vitrine virtual.
Converse com seu público, informando-o o mais rápido possível sobre planos de sua loja. A sugestão não é para que você apague fotos de peças, mas para que você revise seus postings:
• a peça acabou: edite a descrição e escreva ao final sucesso de vendas, peça esgotada,
• haverá reposição de estoque: edite e escreva algo como esgotado, reposição de estoque a partir de dd/mm, envie um direct para reservar sua peça
• liquidação: faça um posting exclusivo com as peças que entrarão na liquidação, inserindo a quantidade disponível, e claro, sempre atualizando-o à medida que as vendas forem se concretizando.
Para executar estas atividades é necessário o monitoramento constante das vendas, dos níveis de estoque e dos comentários de sua audiência. Melhor ainda se você já tiver investido em tecnologia para a gestão.
A boa notícia é que vender online dá acesso a uma infinidade de dados e informações que tornam esta tarefa possível, ainda que desafiadora no início.
E mais uma informação importante: utilize as informações de mercado. Lembra-se do dado sobre vendas médias para o consumidor no início do texto? Imagino que você já o tenha comparado com as suas vendas médias, certo?
#boasvendas e muito sucesso!
CONTINUE LENDO →