A expressão “turbinar o metabolismo” se tornou comum quando o foco é atrair e engajar o público fitness para apresentar um novo polivitamínico pronto ao consumo. Mas a disseminação de informações sem base científica é responsável por afirmações erradas e perigosas, como “o organismo transforma triglicerídeos em colesterol”, “ácido láctico é uma toxina que afeta os músculos”, ou “vitaminas são fonte de energia”.

O alerta é do mestre e doutor em Bioquímica, Marcos Roberto de Oliveira, professor, pesquisador e membro do corpo editorial da revista médica Metabolic Brain Disease. Para facilitar o acesso ao conhecimento sobre metabolismo energético humano, ele assina o livro Seu Metabolismo é Incrível, lançamento do selo Edições 70, da editora Almedina Brasil.

O autor reuniu informações que elucidam questões cotidianas ligadas à saúde, em linguagem acessível a todos os públicos, embora estejam embasadas na ciência e pesquisa. O conteúdo possui relevância para a prevenção de doenças e intoxicações. “Por que tanta água?”, “O que ocorre no organismo quando estamos em jejum?”, “Quais os principais combustíveis para os nossos órgãos?” e “Como o organismo responde à hipoglicemia?” são algumas das perguntas esclarecidas pelo especialista.

Erros que parecem pouco importantes podem levar a atitudes potencialmente prejudiciais ao organismo, pois alguém que veja vitaminas como “fonte de energia” pode passar a usar suplementos sem necessidade alguma. E isto é causa de intoxicação, sendo motivo de preocupação em muitos países.

(Seu Metabolismo é Incrível, p. 11)

A obra também trata sobre a respiração, destacando o oxigênio como a chama do metabolismo, mostra o protagonismo do fígado na manutenção metabólica e a relação com os demais tipos celulares e órgãos do corpo, o valor do cálcio, que vai além da formação dos ossos, e a relação entre carboidratos e lipídios na saúde e na doença. Em um dos capítulos, o autor explica as diversas utilidades do ácido láctico, molécula estratégica ao organismo que atua como substrato energético nas fibras cardíacas, fibras musculares e neurônios.  

Usando exemplos claros, com especial atenção às diversas vias metabólicas, Marcos Roberto elucida aspectos complexos do metabolismo e das alterações pelas quais este pode passar quando o organismo lida com demandas variadas. Assim, além de atender a pessoas leigas interessadas em melhorar seu conhecimento sobre o assunto, Seu Metabolismo é Incrível é fonte de conhecimento essencial para docentes, estudantes e curiosos apaixonados pelo funcionamento do corpo humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *