Muito ainda se fala sobre a influência do clima nos resultados de um procedimento estético, seja ele cirúrgico ou não. Há quem diga que as temperaturas mais baixas favorecem o corpo na hora de diminuir o inchaço, enquanto outros associam o aumento das dores às baixas temperaturas.

Mas o que de fato é verdade e o que é mito quanto à ligação entre procedimentos estéticos e o tempo? Existe a melhor época do ano para a realização de cirurgias? A temperatura pode influenciar nos resultados?

No Brasil, segundo pesquisas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o inverno ainda é a estação queridinha entre a população, tendo um crescimento de até 50% nos números de procedimentos durante esta época do ano.

Ainda segundo elas, o motivo estaria interligado a três fatores principais: a recuperação completa até o verão; a temperatura mais baixa e o período de férias ainda no meio do ano.

A verdade é que apesar de não existirem pesquisas que comprovem se de fato há uma melhor época do ano para os procedimentos, de acordo com o cirurgião plástico, Thomas Benson, existem alguns pontos que podem ser benéficos segundo o período em que a cirurgia for realizada. “No resultado, não há diferenças, podemos ter cirurgias o ano inteiro. As vantagens do outono e do inverno estão relacionadas a serem períodos mais frescos, já que no calor as pessoas tendem a inchar mais. Também é recomendado evitar o sol durante a recuperação, então acaba sendo positivo.”, explica.

Os procedimentos cirúrgicos faciais, que exigem o uso de curativos e fitas, por exemplo, são beneficiados pelas temperaturas mais amenas, já que as pessoas tendem a suar menos, diminuindo as chances de contaminação na área operada. Isso também vale para o uso de cintas, assim como as roupas mais largas, que contribuem para que o processo de recuperação seja mais agradável.

 Ou seja, dependendo do procedimento, o período pode colaborar para que a recuperação seja menos incômoda, mas nada que afete o resultado do procedimento em si.

Em média, a recuperação de um procedimento cirúrgico dura 30 dias, por isso as férias também acabam influenciando na escolha das datas. “Se você é uma pessoa que gosta de viajar com a família durante as férias do meio do ano, então o melhor é que a cirurgia seja realizada durante outro período. Mas se você quer usufruir dos resultados obtidos durante o verão, como ir à praia, por exemplo, então o inverno pode ser uma boa opção.”, exemplifica o médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *