Os cuidados diários das mamães com os bebês, podem acarretar lesões, problemas como a tendinite são comuns no pós-parto, mas há como driblar essas lesões rotineiras com alongamento e postura correta.

Ser mãe é a maior dádiva do mundo, sem dúvida. Mas as tarefas do dia a dia como trocar as fraldas, amamentar, dar banho e ninar no colo podem acarretar lesões nas articulações ou musculares levando a mulher no pós-parto a ter dores e tendinites que prejudicam as atividades da vida diária. Sem contar as dores na coluna e joelhos.

“Relaxamento muscular, prevenção de dores e tensões são algumas das ações utilizadas para aumentar são algumas das ações utilizadas para aumentar a flexibilidade, agilidade e elasticidade ao corpo. Essas são algumas vantagens de praticar alongamento todos os dias ou sistematicamente, além de proporcionar maior consciência corporal e preparar o corpo para atividades físicas”, explica a fisioterapeuta Vanessa Marques.

Os movimentos podem ser feitos diariamente, por mais de uma vez durante o dia. Ideal antes e depois de atividade física, da amamentação ou também no ambiente de trabalho para evitar as lesões por esforço repetitivo (LER).

É importante checar sempre se a postura está correta ao executar os alongamentos e, independente da parte do corpo que irá alongar, a sugestão é que se mantenha em média 30 segundos. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves.

Algumas dicas

Região dos ombros e do pescoço: 

  • Girar lentamente para trás o ombro, associando com a respiração. Puxar o ar lentamente na subida do ombro e soltando o ar na descida.
  • Alongar levemente o pescoço para a lateral direita e depois para esquerda, sentindo o alongamento do músculo.

Região das mãos e dos punhos:

  • Girar as mãos lentamente para o lado direito e depois para o lado esquerdo com os punhos fechados. As duas mãos simultaneamente.
  • Fazer movimentos de abrir e fechar as mãos, que ajudam para diminuir o inchaço e também a rigidez.

Região lombar:  Ideal fazer assim que se levantar pela manhã, antes ou depois da atividade física ou quando sentir esta região desconfortável.

  • Deitar de barriga para cima e puxar as duas pernas juntas flexionadas em direção ao tronco lateralmente. Entre uma série e outra, descansar para o lado esquerdo.
  • Manter por 30 segundos, descansar por um minuto. Repetir duas a três vezes o movimento.

Vanessa Marques é fisioterapeuta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *