Típico da culinária americana, o brownie ultrapassou fronteiras e é de dar água na boca. A receita do bolo que não cresce, leva bastante chocolate, merece o adjetivo de “chocolatuda” e é amado por muitas pessoas. Talvez seja exatamente por isso que tenha conquistado espaço em tantos cardápios mundo afora. Aqui no Brasil não seria diferente e, por isso, não faltam maneiras de apresentar esta que é uma verdadeira delícia. 

Uma forma diferente e divertida de trazer o brownie é recheado com doce de leite, formando pequenos sanduíches. Para quem quer aprender todos os segredos, a confeiteira Bruna Rebelo, professora e especialista em bolos cobertos com buttercream, abriu seu livro de receitas e ensinou o passo a passo para quem deseja fazer o brownie perfeito. Que tal preparar para a criançada neste final de férias ou para um encontro entre amigos?

“Essa é uma receita muito maravilhosa e que marcou a minha vida, já que vendi bastante sanduíche como esses no delivery. Fazia um enorme sucesso por lá e eu tenho certeza que vai fazer por aí também!”, diz.

A seguir, veja o passo a passo do “Sanduíche de brownie recheado com doce de leite”, por Bruna Rebelo:

Divulgação Bruna Rebelo

Ingredientes

300g de chocolate meio amargo (50 a 54% cacau)

200g de manteiga sem sal (se for usar com sal, tire o sal no final desta receita)

130g de açúcar refinado

90g de açúcar mascavo

180g de ovos

90g de farinha de trigo

5g de cacau em pó 100% e peneirado

1g de bicarbonato de sódio

2g de sal

Modo de preparo

Sempre inicie fazendo o _“mise en place”_ e separe todos os ingredientes. Essa é a melhor forma de ter todos eles já preparados para iniciar qualquer receita. 

Unte uma forma retangular de 23 cm e forre com um papel manteiga. Isso irá garantir que o brownie solte com facilidade quando estiver pronto. 

Pré aqueça o forno a 180°.

Derreta a manteiga com o chocolate no micro-ondas ou em banho maria. Para esta receita, dê preferência por usar manteiga e não margarina. Faz muita diferença no sabor final.

Após o derretimento, reserve ele.

Na batedeira, coloque os ovos e os açúcares, todos pesados. Bata até ficar cremoso e esbranquiçado. Depois, diminua a velocidade da batedeira e vá adicionando a mistura de chocolate derretido com manteiga. Deixe bater até incorporar e misturar bem. Reserve.

Adicione os ingredientes secos: o cacau, a farinha de trigo, o sal e o bicarbonato de sódio. Misture tudo com uma espátula ou com um fouet, mas não mexa muito para não desenvolver o glúten. 

Despeje a massa na batedeira, alisa com a espátula para ficar espalhado de maneira uniforme e leve para assar por aproximadamente 25 minutos. ATENÇÃO: o forno é a parte principal desta receita. Se você deixar passar o tempo de forno, seu brownie vai passar do ponto. Ele precisa estar firme em cima, com aquela casquinha deliciosa, e macio no meio.

Quando estiver pronto, tire do forno e leve para a geladeira de 15 a 20 minutos ou até esfriar. Assim, o cozimento será interrompido.

Com o brownie frio, pegue um aro de 3 a 5 cm de diâmetro para cortá-lo no molde do sanduíche. Faça isso com toda a massa. 

Para rechear, vale usar brigadeiro, ganache ou qualquer recheio mais firme, mas aqui, a especialista usou doce de leite. Coloque um pouco na massa, complete com a parte de cima, dê uma leve apertadinha para ficar bem firme e, para finalizar, pode passar granulado ou oleaginosas picadas onde o doce ficou aparente.

Se quiser, pode aquecer antes de servir. 

Agora, aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *