O início do ano letivo também significa novos desafios na escola para crianças, especialmente quando há alfabetização envolvida. Ao passo em que letras e sons vão se encaixando, um novo mundo se abre para os estudantes, que passam a desvendar placas na rua, livros e a vastidão da internet.

Para a coordenadora do Ensino Fundamental, Sheila Lippmann, este é um momento muito importante no desenvolvimento escolar do aluno e precisa do apoio tanto dos professores quanto dos pais. “A alfabetização é um processo contínuo e que precisa de apoio e estímulo tanto na escola como em casa. Ao ser igualmente desafiada e parabenizada pelos avanços, o estudante naturalmente vai procurar saber cada vez mais”, explica. 

Por ser uma fase de grande importância, existem erros comuns que podem interferir no andamento do processo de alfabetização. Confira quais são e como evitá-los:

  1. Tentar ensinar a ler e escrever muito cedo: é importante esperar até que a criança esteja pronta para aprender a ler e escrever. Forçá-la a aprender antes pode ser frustrante e acabar com a motivação.
  2. Não fornecer suporte suficiente: as crianças precisam de muito apoio durante o processo de alfabetização. É importante que os pais e professores estejam disponíveis para ajudar a criança a praticar e a superar quaisquer dificuldades.
  3. Não incentivar a leitura: ler é uma ótima maneira de ajudar a criança a aprender a ler e escrever. É importante incentivar a criança a ler livros de seu interesse e fazer leituras em voz alta com ela.
  4. Não dar feedback: dar feedback à criança sobre seu progresso é muito importante para motivá-la e incentivá-la a continuar. É importante fornecer elogios e encorajamento para a criança, mesmo quando ela estiver tendo dificuldades. Cada avanço conta muito.
  5. Não ser paciente: o processo de alfabetização pode levar tempo e é importante ser paciente com a criança durante esse processo. Não se deve pressionar ou esperar resultados rápidos.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *