Quem entrou no Instagram nesta terça-feira (13) se surpreendeu com figurinhas e filtros sobre o Ramadan. A ideia da plataforma foi homenagear a chegada desse período.  

O Ramadão ou Ramadã, é o nono mês do calendário islâmico, considerado um mês sagrado para os muçulmanos, no qual eles fazem jejum diariamente, o quarto dos cinco pilares do Islão. Segundo a tradição islâmica, o profeta Maomé teria recebido revelações divinas nesse período, no século 7. 

O jejum passa a ser obrigatório a todos os muçulmanos que chegam à puberdade. A primeira vez em que um jovem vai jejuar se constitui um momento importante e é uma marca simbólica que representa a entrada na vida adulta. 

O que dá início ao Ramadan é o aparecimento da lua nova, por isso a data varia de ano para ano. Neste ano, a comemoração começou no dia 13 de abril e seguirá até 12 de maio. Durante esses 30 dias os muçulmanos se abstêm de algumas comidas, bebidas, fumo e relações sexuais do nascer ao pôr do sol. Muitos deles passam a noite rezando. Essa é considerada a noite mais importante para o Islão.

Foto: Divulgação Instagram

Para celebrar o momento, o Instagram convidou a artista Hal Al-Abbasi, nascida no Bahrein, para criar três figurinhas temáticas, de modo que usuários possam participar da homenagem com postagens no Stories.

O primeiro é uma ilustração de uma mesquita tendo como pano de fundo uma estrela e uma lua crescente. A segunda foto é um visual de chá e tâmaras para representar as tradições do Ramadã. A última imagem também é uma ilustração de uma lua crescente e estrelas.

Ao utilizar as figurinhas do Ramadan, as publicações são levadas a um espaço de destaque no perfil de todos os usuários. Para usar os adesivos, basta acessar o ícone do Story, escolher seu adesivo favorito e adicionar à sua publicação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *