Quem não gosta de sombra e água fresca? Somos privilegiados de morar em um país com um dos litorais mais bonitos do mundo. Pela costa brasileira, o que não faltam são praias paradisíacas e desertas.

E nada melhor neste período de pandemia, conhecer e desfrutar de uma praia sem aglomerações. De todo caso, o recomendado é ficar em casa, mas você pode já ir se programando com a família ou amigos para desbravar uma das opções que trouxemos. Confira:

1. Praia de Sagi – RN

Praia de Sagi. Foto: Divulgação (lostintheredwoods – Flickr)

Difícil não iniciar essa lista com uma praia do Nordeste brasileiro. E as opções são tantas que fica até difícil escolher. A praia de Sagi fica quase na divisa entre os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, no município de Baía Formosa, a duas horas de Natal.

A praia é cercada por dunas de areia branca e vegetação típica da região. O aconselhável é levar todos os alimentos para consumir no local e o saquinho de lixo também.

2. Lagoinha do Leste – SC

Lagoinha do Leste. Foto: TheTurducken/Creative Commons

Uma praia bem isolada, a Lagoinha do Leste é o local ideal para quem gosta de paz e tranquilidade, e desafiadoras caminhadas em meio à natureza. A trilha para chegar ao local pode durar até três horas.

No entanto, o esforço de enfrentar subidas íngremes é totalmente recompensado quando se chega ao local, e encontra uma faixa de areia branca e água azul.

3. Praia de Atins – MA

Praia de Atins. Foto: Divulgação Pinterest

Localizada no litoral norte do Maranhão, Atins fica no município de Barreirinhas, entre o Rio Preguiças e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. 

Apesar de ser conhecida pelas lagoas de água doce, a região dos Lençóis Maranhenses também oferece lindas praias desertas. Para chegar até Atins, a melhor forma é de barco que faz passeio por Caburé e também Pequenos Lençóis.

A praia deserta fica um pouco mais distante dos quiosques e restaurantes.

4. Praia de Itacarezinho – BA

Praia de Itacarezinho. Divulgação TripAdvisor

A praia de Itacarezinho, em Itacaré, dispõe de mais de 3 km de faixa de areia e é o destino ideal para quem quer aproveitar a calmaria de um lugar deserto. Os coqueiros complementam o visual em um cenário paradisíaco.

Na ponta esquerda da praia, uma pequena cascata dá o charme ao local e muita diversão para os visitantes. Do lado direito, o encontro da praia com o Rio Tijuípe.

5. Praias do Rio Arapiuns – PA

Foto: Divulgação (Melhores Destinos)

As praias de água doce também estão na lista de desertas no país. Localizada na região de Alter do Chão, as praias do afluente do Rio Tapajós, o Rio Arapiuns estão entre as mais lindas do Brasil e do mundo.

Fazem parte a Praia da Ponta Grande, a Praia da Ponta do Toronó e a Praia da Ponta do Icuxi. Para chegar ao local, o meio mais fácil é pegar um passeio de lancha em Alter do Chão. É possível também se hospedar nas comunidades ribeirinhas que recebem os turistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *