Escolher qual graduação irá fazer ainda muito novo e por isso entrar em uma profissão que não irá necessariamente fazê-la feliz é uma realidade. Uma pesquisa realizada em 2021, pelo Índice de Confiança Robert Half, mostrou que cerca de 39% das pessoas desejam arriscar uma nova profissão, mas ainda não o fizeram. De acordo com a estrategista financeira, Jenni Almeida, o primeiro passo que essas pessoas precisam dar é se preparar para a mudança.

Muitas pessoas têm o desejo de mudar de carreira, mas ainda não sabem como. É preciso se preparar de forma psicológica e financeira. Os motivos para esta transição são vários, salário melhor, aprender coisas novas, insatisfação com a profissão escolhida, realização pessoal e qualidade de vida”, conta a especialista.

Ante de tudo, é preciso que a pessoa analise exatamente o que ela quer para o futuro, fazendo uma reflexão de suas principais características e habilidades para entender como elas podem ser usadas na vida profissional. “Você precisa saber qual é o seu perfil, por exemplo, se você é mais analítico ou comunicativo, assim você poderá buscar uma carreira que irá potencializar essas características”, diz Jenni.

Divulgação

Esse planejamento é extremamente importante, já que você irá começar uma carreira do zero em uma nova área e é preciso se preparar emocionalmente e financeiramente. “Será um novo salário, um novo investimento, um recomeço. Neste caso, é preciso, principalmente, saber os seus números e calcular o mínimo que é preciso para manter o seu padrão de vida. Antes de tudo, faça o seu planejamento financeiro. Tenha reservas e faça cálculos realistas, avalie a quantia necessária para que a mudança aconteça”, explica a estrategista.

Também é essencial pesquisar o mercado de trabalho e em quais tipos de profissionais as empresas estão investindo e contratando. “É preciso pensar em seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Entender o que é necessário para diferenciar o seu currículo e investir. Uma pós-graduação? Um curso de idiomas? Além de avaliar quais “soft skills” você deve melhorar”, finaliza Jenni Almeida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *