A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para qualquer pessoa que presta algum tipo de serviço como contratado em uma empresa, e desde 2019 os brasileiros podem utilizar a Carteira de Trabalho em formato digital.
O novo documento substitui a carteira de trabalho física que já deixou de ser emitida no começo do ano passado, mas ainda assim registra todas as informações sobre o histórico profissional do trabalhador e tem validade oficial.
Se o trabalhador já tinha a CTPS em formato físico, deve guardá-la, pois continua sendo um documento para comprovar o tempo de trabalho anterior. De acordo com o Ministério da Economia, ao ser contratado, o novo empregado não precisará mais apresentar a carteira em papel. Bastará informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital.
Os trabalhadores podem habilitar o documento pela internet, e, para as empresas que usam o eSocial, o registro de informações passa a ser feito digitalmente.
Como solicitar minha carteira de trabalho digital?
É possível emitir sua CTPS digital por meio de um sistema do governo. Confira o passo a passo:
- Digite acesso.gov.br no seu navegador
- Se você nunca tiver registrado nada nesse sistema do governo, clique em “Criar sua conta”
- Preencha todos os dados pedidos pelo cadastro.
- O sistema vai pedir uma forma de ativação do cadastro: selecione entre mensagem SMS no seu celular ou via email
- Você receberá uma mensagem de confirmação do cadastro e deverá cadastrar uma senha a seguir.
A próxima etapa é baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital na sua loja de aplicativos. Em celulares Android, basta procurar pelo aplicativo oficial digitando “CTPS Digital”.
Caso use iPhone, vá até a App Store e busque pelo mesmo termo, mas o aplicativo também pode estar registrado como “Governo do Brasil”.
CONTINUE LENDO →