Com a pandemia do novo coronavírus, o home office, ou também chamado de escritório em casa, virou uma realidade para muitas pessoas. A ideia de trabalhar com roupas mais soltas, no conforto de casa, evitar longos congestionamentos logo pela manhã, pareceu ótima a princípio. Mas na realidade, não é bem assim que funciona.
Com a mudança repentina, o cérebro não reage muito bem e costuma estranhar esse novo contexto. Isso porque, já nos habituamos a toda uma rotina diária, e boa parte de nossas ações começam a ser realizadas de forma automática. Desse jeito, nosso cérebro poupa energia, porque já sabe como vamos proceder.
Quando ocorre essa mudança de ambiente e rotina, surge a necessidade de uma maior concentração em atividades que já estávamos habituados a fazer, gerando esforço e consequentemente cansaço. Assim, nossa produtividade tende a cair e sentimos que as mesmas horas gastas na empresa para o trabalho, já não são mais suficientes.
Felizmente nosso cérebro tem a capacidade de produzir novas conexões e hábitos que podem potencializar o trabalho e impedir que a produtividade diminua. Confira.
1. Lista de tarefas
Estabeleça todas as suas atividades e anote em listas de tarefas por ordem de prioridade ou por horários. Com uma lista você sabe o que deve fazer naquele dia, e consegue se manter mais organizado, produtivo e motivado enquanto trabalha.
Não esqueça de fazer intervalos durante algumas tarefas para não sobrecarregar. Dê um descanso ao seu cérebro para tomar um café, água, se alongar, e depois volte ao trabalho.
2. Ambiente
As distrações em casa podem ser bem maiores, por isso o ideal é escolher um cômodo, de preferência o mais silencioso, para que possa trabalhar. Além disso, um ambiente limpo, iluminado, agradável e confortável ajudam para que o trabalho flua de maneira tranquila.
3. Saiba a hora de parar
Trabalhar em casa não significa que tenha que trabalhar mais. Se planeje para seguir a mesma rotina do escritório, cumprindo todas as regras, inclusive as de horário. Mantenha as reuniões nos mesmos horários se possível, e com as tarefas já delimitadas até o fim do dia, é possível cumprir toda demanda no horário previsto.
4. Interaja
A comunicação se torna um tanto mais complicada por conta das limitações do espaço físico, e quando a opção é aderir ao home office, os chefes encontram dificuldades também de comunicação imediata com seus colaboradores. Por isso, esteja atento às chamadas e permaneça online durante o expediente. Informe sobre o que já foi concluído e o que está pendente, e não esqueça de avisar quando não puder estar disponível.
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