A transição de carreira é um momento impar em nossas vidas. Muitas das vezes, surge com a simples pergunta: “Sou feliz com o que faço?” Em outras ocasiões, ocorre de forma brusca, como por exemplo, através de uma demissão inesperada.

Fato é que não existe uma fórmula exata que explique como transitar de uma carreira para outra, mas existem sim, algumas dicas pragmáticas acerca dos passos necessários para fazer isto acontecer da forma planejada. E aqui vão algumas:

  1. Reconheça sua zona de conforto.

O ser humano é preguiçoso, ponto! Nosso cérebro foi programado para suprir necessidades básicas e nos proteger de possíveis predadores. Esta sensação de preguiça não é pecado. De certa forma é nossa fisiologia falando mais alto. Se você está em sua casa descansando no sofá, com a geladeira abastecida e sem risco de possíveis predadores, dificilmente pensará em pisar em um terreno desconhecido. Para que mexer em time que “está ganhando”?

Os hábitos adquiridos servem para poupar nosso cérebro do trabalho adicional. É uma ação repetitiva que facilita nossas vidas (sentar no mesmo canto do sofá, dirigir automaticamente para o trabalho, usar sempre o mesmo cômodo da casa para alguma atividade especifica, começar tomando banho pelos pés ou cabeça). Isto também ocorre no trabalho, pois se tem salário garantido, confiança conquistada, certeza da compra do alimento, da manutenção da moradia e da proteção contra os predadores da vida, para que procurar algo desconhecido?

A primeira etapa para a transição de carreira é tomar consciência desta zona de conforto e se preparar para a mudança.

  1. Descubra qual seu verdadeiro propósito de vida

O que você quer ser quando crescer? No que trabalharia de graça se não precisasse de dinheiro? Tentar transitar de carreira apenas para escapar do emprego, da empresa ou do chefe atual, pode significar levar o problema à tira colo, mesmo que em outro ambiente e com outras pessoas. Descubra quais são seus talentos e habilidades e pense em uma carreira que não corrompa seus valores pessoais. Deve ser algo que não sinta o tempo passar.

Existem profissionais especializados que podem lhe auxiliar nesta descoberta. A transição de carreira é apenas um meio para buscar seu propósito de vida. É uma das etapas mais valiosas do autoconhecimento.

  1. Se prepare para a mudança

Percebeu que está na zona de conforto e quer sair? Descobriu qual seu verdadeiro propósito de vida? Ótimo, está indo no caminho certo.

Agora chegou a hora de avaliar como vai se preparar para sua nova carreira. Precisará conversar com pessoas da área, fazer cursos, ler, voltar a estudar, estar envolvido neste novo meio que optou, pois afinal de contas, tirando chuva, trovão e granizo, nada mais cai do céu, inclusive sua nova carreira.

  1. Hora de agir

Você é o condutor da sua vida. Não de aos outros o leme do seu navio, porque se fizer isto, estará aceitando ser o coadjuvante na história de outra pessoa. Não atribua a responsabilidade de sua vida a terceiros (família, amigos, governo ou chefe).

Chegou a hora de agir! Coloque em prática a dica anterior. Não se assuste em agir, afinal, nesta dica anterior é você mesmo quem vai definir quando vai iniciar o processo, respeitando o seu tempo.

Não se esqueça: “Não é comum obtermos resultados diferentes se continuamos agindo da mesma forma”.


Robson Profeta é Coach Financeiro. www.robsonprofeta.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *