É provável que, em algum momento, você se encontre diante de certos dilemas sobre o rumo que sua carreira está seguindo, se está no lugar certo, é isso mesmo que deseja ou seria o melhor momento para mudar.

Atualmente, esses questionamentos são uma constante, pois as pessoas estão cada vez mais ávidas por novos conhecimentos e com urgência de alcançar realização em sua trajetória. Nesse cenário, o coaching é uma ferramenta indispensável, pois oferece orientação para trilhar o caminho correto em direção ao sucesso.

O processo de coaching contribui para o desenvolvimento de competências específicas, desde as cognitivas como disciplina, organização, planejamento, foco e atenção, até as emocionais como motivação, relacionamento, comunicação e inteligência emocional. Além disso, para quem pretende mudar de carreira, o método auxilia o reconhecimento da identidade profissional. “Muitas vezes essa etapa é negligenciada no momento da escolha inicial de carreira e, por isso, ao fazer uma avaliação sobre onde estamos e onde queremos chegar, muitos se sentem tristes e insatisfeitos. É nessa hora que enxergam a necessidade de mudar”, explica Zora Viana, coach de excelência e orientadora profissional.

Para realizar um trabalho de qualidade, é primordial entender o perfil emocional e de competências do indivíduo, com o objetivo de ampliar o autoconhecimento e proporcionar uma escolha de carreira mais assertiva, bem como desenvolver um plano de ação e desenvolvimento de competências para atingir o resultado esperado. “Cada pessoa possui um perfil único, que deve ser trabalhado de acordo com o que deseja alcançar. Mas, para isso, é preciso entender também quais são as suas capacidades e orientar para que as potencialize e as use em favor de sua profissão”.

O coaching favorece o desenvolvimento de habilidades que, muitas vezes, o profissional desconhece em si mesmo e o ajuda a identificar soluções que ele nem imaginou para os problemas que enfrenta ou metas que deseja alcançar. “As pessoas ignoram a capacidade cerebral que possuem, achando que não tem respostas, não conseguem ou algo as impede. Nossos neurônios são capazes de encontrar milhares de respostas por minuto, desde que façamos as perguntas certas, é nisso que o coaching se baseia”.

Durante a trajetória profissional, é provável que a frustração apareça algumas vezes, que a autocrítica não seja positiva e que a necessidade de permanência, ou não, em uma profissão se torne urgente. Esse é o momento ideal para realizar uma avaliação minuciosa e decidir quais os caminhos a serem seguidos daqui por diante.  “Quando você está numa carreira que não vai ao encontro dos seus valores pessoais, lembre-se que serão mais de 260 dias infelizes, por ano. É preciso ter propósito. Quando você tem claro o motivo pelo qual trabalha, além do retorno financeiro, e está numa carreira de acordo com isso, tudo certamente irá caminhar bem”.


Zora Viana é coach de excelência, orientadora profissional e diretora executiva da Atitude Emocional. https://atitudestore.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *